TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo: LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 21

VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Karin Voigtlaender (ICPG – UNIASSELVI )

karin.voigtlaender@bol.com.br

Graziele Beiler (ICPG – UNIASSELVI)

grazibeiler@terra.com.br

Marcelo Walkowski (ICPG – UNIASSELVI)

marcelowk@yahoo.com.br

RESUMO

O tema liderança e motivação têm sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais aos anseios dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltada para a valorização e a auto-realização no ambiente de trabalho. Este artigo tem como objetivo identificar o conceito de motivação, como é aplicado dentro das organizações e sobre a liderança que está envolvida constantemente com mudanças, tendo o privilégio de poder motivar seus subordinados para extrair o melhor de cada um, atingindo resultados cada vez mais satisfatórios, agregando valor e fazendo com que a equipe atinja um nível mais elevado de eficiência. A metodologia é caracterizada como bibliográfica e após a análise de vários autores, pode-se concluir que o líder contribui fortemente para a motivação dos empregados, mas a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vêm de cada um.

Palavras chave: Motivação; Liderança; Líder; Organizações; Resultados.

ABSTRACT

The theme of leadership and motivation have been widely discussed within the organization as an aspect of increased productivity. Just have a good salary no longer meets the wishes of employees, but rather a series of attitudes toward recovery and self-fulfillment in the workplace. This article aims to identify the concept of motivation, it is applied within organizations and the leadership that is constantly involved with change, having the privilege of being able to motivate their subordinates to get the best of each, reaching more satisfactory results , adding value and making the team from achieving a higher level of efficiency. The methodology is characterized as the literature and after analysis of several authors, one can conclude that the leading contributor to employee motivation, but the will to want more, to seek the realization of dreams and enthusiasm to give their best come from each. Key words: Motivation, Leadership, Leader, Organizations, Outcomes

VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br

1. INTRODUÇÃO

O tema motivação no trabalho pode ser considerado como recente, porque antes da Revolução Industrial, utilizavam-se somente as punições, gerando um clima de medo entre os trabalhadores. Eles eram manipulados, tratados como objetos, instruídos sobre como e quando fazer, sem a chance de opinar ou sugerir mudanças no trabalho. Dessa forma a criatividade era totalmente ignorada e somente era levado em consideração o parecer dos “superiores”.

Com a chegada da Revolução Industrial, começou-se a falar em motivação e recompensas para incentivar a produtividade. As pessoas continuavam sendo manipuladas, mas de uma forma diferente. As organizações perceberam que o ser humano no trabalho é mais complexo do que se esperava e passaram a fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância, porque apenas bons salários não eram mais suficientes.

Os trabalhadores passaram a exigir participação nas decisões, deixando de ser simples peças. Hoje, o reconhecimento e satisfação das necessidades sociais estão em alta e os funcionários passaram a ser o principal ativo, o capital intelectual das organizações e o departamento de Recursos Humanos foi desenvolvido especialmente em função deles.

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é ter pessoas motivadas, satisfeitas e felizes. Inúmeras pesquisas vêm sendo elaboradas e diversas teorias tentam explicar o que leva as pessoas a agir para alcançar seus objetivos.

A partir dos vários estudos realizados no século XX e início do século XXI, podemos observar que a industrialização da sociedade, o desenvolvimento da automação, as tarefas repetitivas e rotineiras, a divisão do trabalho, a importância dada à burocracia conduzem os indivíduos à insatisfação e à sensação de alienação em seus trabalhos. (SILVA; RODRIGUES, 2007)

Quem toma à frente para buscar essa motivação e o empenho das pessoas é o líder. Presente em todas as organizações e departamentos, precisa de múltiplas capacitações para conduzir os funcionários a desenvolver o trabalho em equipe, inovar, tomar a frente de novos projetos, ensinar mas também aprender, ter conhecimento técnico da área em que atua, potencializar o crescimento dos liderados e da organização, assumir responsabilidades e tomadas de decisões. A figura do chefe que dá ordens e cobra o cumprimento delas, está totalmente fora de foco, conforme cita Neto (2010):

A gerência tradicional, do tipo que centraliza a atividade pensante e delega o operacional, dando ordens e controlando todo o tempo, caiu de moda. Num mundo cada vez mais voltado para os valores individuais, em que se busca muito além da aptidão física dos colaboradores, uma nova forma de dirigir empresas se impõe. (...) Esperava-se, do líder de ontem, que ele aprendesse pela organização, deixando ao restante da equipe a tarefa de apenas realizar. Demanda-se, hoje, uma liderança que procure entender e acelerar o processo de aprendizado organizacional, permitindo e incentivando o pensamento e a ação integradora em todos os níveis. Sai o chefe que assegura o cumprimento de metas quantitativas de produção, entra o condutor de pessoas, capaz de tirar delas o que têm de melhor, em benefício delas próprias, na medida em que realizam seus potenciais, e da organização com que colaboram. (NETO, 2010, p. 1).

Este estudo nasceu da necessidade de buscar informações sobre o tema para a aplicação no dia-a-dia e também para levar conhecimento os demais líderes ou pessoas que pretendem exercer cargos de chefia. A importância deste estudo se dá pelo fato de que as empresas buscam gestores cada vez mais qualificados e eficientes para entusiasmar a equipe a

VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br

atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com