TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGHT STEEL FRAME

Ensaios: LIGHT STEEL FRAME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 10

LIGHT STEEL FRAMING E HABITAÇÃO POPULAR

Ana Luiza Quadros Colares; Giovanna Durães; Igor Barbosa Brangioni ;Karine Paula De Lima; Laís Lacerda da Silva; Letícia Maria Cruz Enrenberger; Lucas De Paula E Silva; Raíssa Samaroni

Eliene Botelho¹ (Orientadora)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

aninha_colares@yahoo.com.br;jojodtna@hotmail.com;igorbbrangioni@hotmail.com; karine_lima2007@yahoo.com.br;lais_lacerda2@hotmail.com;bergele13@gmail.com; lucasdepaulaesilva@gmail.com;raissa.samarone@hotmail.com

¹elienebotelho@yahoo.com.br;

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Após a segunda guerra mundial, devido aos danos causados pela guerra, foi necessário um método rápido de construção para a população. O aço era um recurso abundante, e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido às condições da guerra. Visto isso, surgiu o LSF.

Um grande impulso foi dado nos anos 1980, quando a exploração de florestas mais antigas foi vedada à indústria madeireira. Isto levou ao declínio da qualidade da madeira empregada na construção civil e às grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção civil subiu 80% em quatro meses, o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente. Após este início explosivo mais pouco estruturado, criaram-se associações de técnicos e construtores e o LSF passou a ser encarado profissionalmente.

Atualmente, a área da construção civil no que diz respeito à sustentabilidade, é uma das áreas que mais causa impacto ambiental, devido ao fato de ser responsável por uma das atividades que traz efeitos graves para o meio ambiente, uma vez que contribui para a produção de resíduos, exploração de recursos naturais e poluição, entre outros.

O LSF surge propondo uma solução inovadora, aliando o uso da modulação a qual permite o controle de utilização e a minimização no desperdício dos materiais conforto térmico e acústico, cargas menores nas fundações, construção rápida, geração de ganhos de produtividade, e conseqüente redução de custos. O LSF tem boas respostas às exigências de sustentabilidade e a redução do desperdício e de resíduos nos canteiros de obras.

Diante do elevado déficit populacional no Brasil e a crescente demanda por sistemas mais eficientes de construção, as técnicas de construção industrializadas vêm ganhando espaço no mercado de habitação social. Deste modo, serão feitas análises sobre as vantagens e desvantagens do LSF na construção de conjuntos habitacionais no Brasil.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

As construções de conjuntos habitacionais financiados pelo governo poderão ser economicamente viáveis se construídas com a implantação do sistema LIGHT STEEL FRAMING?

2.1 Contextualização do problema

O Light Steel Frame é um sistema construtivo que utiliza aço galvanizado como um dos principais elementos estruturais , permite total controle de gastos de uma obra além de dispensar a utilização de tijolos e cimento.

Possui diversas vantagens, tais como menor custo, retorno mais rápido do investimento, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão de obra, garantia de durabilidade, maior resistência, maior área útil e preservação do meio ambiente, entre outras.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é analisar a viabilidade da utilização do Sistema Light Steel Frame em habitações populares, com o objetivo de executar obras com menor custo, redução no prazo de execução da obra e um desperdício reduzido.

3.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos são:

• Fazer um estudo sobre os tipos de construções mais utilizadas no Brasil;

• Identificar em Belo Horizonte empresas que fornecem o material para realização de obras usando Light Steel Framing;

• Identificar as possíveis falhas no processo construtivo em alvenaria;

• Verificar a viabilidade de aplicação do Light Steel Framing em obras habitacionais do governo;

• Comparar os sistemas construtivos em alvenaria e o Light Steel Framing

4 JUSTIFICATIVA

As obras de pequeno porte no Brasil, em sua grande maioria, são construções que têm um alto índice de desperdício e atraso. O sistema Light Steel Frame pode ser uma peça importante para a construção civil de pequeno porte brasileira, como uma solução viável para resolução de tal problema, com intuito de melhorar as alternativas de construção, assim resultando em construções de maior qualidade, com menor prazo e preço.

5 SUSTENTABILIDADE APLICADA ÀS EDIFICAÇÕES EM LSF

A aplicação do Light Steel Framing na construção civil é favorável em vários quesitos em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O aço é um material 100% reciclável podendo após sua vida útil esgotada ser totalmente reciclado sob forma de sucata e reutilizado sem nenhuma perda de qualidade.

- O aço harmoniza-se com todos os materiais. Quando o aço é utilizado como suporte de carga em uma construção, a escolha para o acabamento pode ser feita livremente entre diversos materiais (vidro, madeira, tijolos ou materiais isolantes).

- É flexível, pode ser modificado ou ampliado para adaptar-se a novos usos ou estilos;

- Pode ser desmontados e reconstruídos em outro lugar;

- Preserva a natureza. Por possuir baixo peso, previne a deterioração do solo. Quando necessária a remoção, pelo fato de possuir baixo peso os custos com aterro são reduzidos.

- Alta durabilidade.

-Excelentes soluções para isolamento acústico.

6 METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com