TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE COMPARATIVA DE RESÍDUOS ENTRE OS SISTEMAS LIGHT STEEL FRAME E CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL EM ALVENARIA

Por:   •  20/6/2017  •  Artigo  •  3.660 Palavras (15 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 15

ANALISE COMPARATIVA DE RESÍDUOS ENTRE OS SISTEMAS LIGHT STEEL FRAME E CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL EM ALVENARIA

Guilherme dos Santos Gutstein

Luana Nogueira Schaurich

Marcelo Camargo Galvão

Richard de Goes

Rodrigo Soccol

RESUMO

Em virtude da necessidade de desenvolvimento de áreas com maior sustentabilidade, o ramo da construção civil busca por novos sistemas que tendem a causar menor impacto ambiental. Esses sistemas devem propiciar a redução da quantidade de matéria prima utilizada e reduzir a quantidade de resíduos gerados. O presente artigo busca elucidar sobre o conceito de construção sustentável a partir de dois sistemas de construção, o Light Steel Frame (LSF) e a construção convencional em alvenaria, tendo como objetivo a análise comparativa da quantidade de resíduo produzido pelos mesmos. Por intermédio do estudo de trabalhos publicados foi possível determinar que ambos os sistemas apresentam resíduos, porém quando comparados verificou que o LSF gera menor quantidade de resíduo. Por meio do mesmo, também, foi possível identificar que o resíduo gerado pelo LSF é em sua maioria reciclável, sendo que desta forma o sistema apresenta características mais sustentáveis, quando comparado com o convencional, por conseguinte constatou-se que o sistema atinge um dos pilares da sustentabilidade, a questão ambiental, ademais o sistema se torna mais promissor quando analisado os benefícios econômicos e sociais.

Palavras-chave: Sistemas construtivos; Alvenaria; Sustentabilidade.

ABSTRACT

Due to the need to develop areas with greater sustainability, the construction industry seeks new systems that tend to cause less environmental impact. These systems should provide a reduction in the amount of raw material used and reduce the amount of waste generated. This paper seeks to elucidate the concept of sustainable construction from two construction systems, the Light Steel Frame (LSF) and the conventional masonry construction, with the objective of comparative analysis of the amount of waste produced by them. Through the study of published works it was possible to determine that both systems present residues, but when compared it verified that the LSF generates less amount of residue. It was also possible to identify that the residue generated by the LSF is mostly recyclable, so that the system presents more sustainable characteristics when compared to the conventional one, therefore it was verified that the system reaches one of the Pillars of sustainability, the environmental issue, in addition the system becomes more promising when analyzed the economic and social benefits.

Keywords: Constructive systems; Masonry; Sustainability.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento sustentável segundo o relatório Brundtland (1991), elaborado a pedido da Assembleia Geral das Nações Unidas, é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

A construção civil é um importante segmento da indústria brasileira, tida com um indicativo do acrescimento econômico e social, contudo, está também se constituiu em uma atividade geradora de impactos ambientais. Além do intenso consumo de recursos naturais, a construção civil gera muitos resíduos (FERNANDEZ, 2011). Os resíduos da construção civil representam um grave problema em muitas cidades brasileiras, pelo fato de sobrecarregar os sistemas de limpeza pública. A disposição irregular desses resíduos pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública. (BRASIL, 2005).

De acordo com Kibert, conforme citado por Pinheiros (1994), a construção sustentável é definida como a criação e responsabilidade de gestão do ambiente construído, baseado nos princípios ecológicos e no uso eficiente de recursos. A sua definição foi discutida pela primeira vez na Primeira Conferência Mundial sobre Construção Sustentável, em 1994. Na conferencia também foi sugerido os seguintes princípios:

  • Minimizar o consumo de recursos;
  • Maximizar a reutilização dos recursos;
  • Utilizar recursos renováveis e recicláveis;
  • Proteger o ambiente natural;
  • Criar um ambiente saudável e não toxico;
  • Fomentar a qualidade ao criar o ambiente construído.

Segundo o Conselho Internacional para a Pesquisa e Inovação em Construção a construção sustentável é um “processo holístico que reestabelece e mantem a harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e cria estabelecimentos que confirmem a dignidade humana e estimulem a igualdade econômica” (PINHEIRO; CIB, 1999).

O método Light Steel Frame (LFS) consiste em um esqueleto estrutural em aço galvanizado, o qual apresenta vários elementos individuais interligados, esses em conjunto dão forma às edificações e resistem as cargas da mesma. Sua utilização é uma alternativa para diminuir os impactos ao meio ambiente e que implementa baixo custo, rapidez e flexibilidade (FREITAS E CRASTO, 2006; PEDROSO, 2014).

Neste contexto, o objetivo deste estudo é comparar quantidade de resíduos produzidos em dois sistemas, o LFS e a construção convencional, levando-se em consideração a sustentabilidade da construção.

REFERENCIAL

O termo desenvolvimento sustentável surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. Cada vez mais adotado pela sociedade e aplicado às mais diversas áreas de conhecimento, o termo sustentabilidade se refere ao desenvolvimento das atividades humanas e ao atendimento às suas necessidades sem comprometer as gerações futuras abrangendo não somente as questões ambientais, mas também sociais e econômicas (CMMAD, 1991).

O desenvolvimento sustentável na construção civil busca soluções que atendam às necessidades dos clientes, suas restrições orçamentárias e o conforto dos usuários, prezando pela racionalidade na utilização de recursos naturais. Neste contexto, o sistema construtivo Steel Frame vem se desenvolvendo, cada vez mais, no mercado brasileiro (PAULA, 2016). Caracterizado por ser um sistema totalmente reciclável, o qual utiliza de produtos sustentáveis, (VIVAN; BURSTRAND,1998).

O sistema construtivo Light Steel Framing também conhecido como construção LSF, estrutura em aço leve ou sistema autoportante em aço de construção a seco, faz parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável). É uma denominação empregada internacionalmente para definir o material construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, gerando elementos de baixo peso (PEDROSO,1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (543.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com