TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA CONSTRUTIVO A SECO LIGHT STEEL FRAME E SUAS GENERALIDADES

Por:   •  11/11/2017  •  Monografia  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ALLAN LEANDRO PEREIRA

SISTEMA CONSTRUTIVO A SECO LIGHT STEEL FRAME E SUAS GENERALIDADES

     

NOVA VENÉCIA – ES

2017

ALLAN LEANDRO PEREIRA

SISTEMA CONSTRUTIVO A SECO LIGHT STEEL FRAME E SUAS GENERALIDADES

NOVA VENÉCIA – ES

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 OBIJETIVOS ESPECÍFICOS        2

2.1 CARACTERISTICAS DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME        2

2.1.2 PAREDES DE PAINÉIS  PERFIL        3

2.1.3 COBERTURA        5

2.1.4 ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


1 INTRODUÇÃO

A Indústria da construção civil no Brasil caracterizado por utilizar o sistema construtivo convencional de concreto armado e alvenaria tem perdido espaço para o um sistema cada vez mais popular no cenário nacional da construção civil, conhecido como Light Steel Frame ou (LSF). Com a crescente demanda habitacional devido desenvolvimento econômico, os empreendedores da construção civil depararam com a urgência de buscar sistema construtivo mais eficiente, que oferecesse sustentabilidade garantindo redução no uso de recursos não renováveis e obter vantagens sobre o sistema de alvenaria convencional com o propósito de garantir viabilidade econômica, elevar a produtividade e diminuir os impactos ambientais e cumprir a demanda crescente.

Perante a urgência de evoluir a indústria da construção civil no Brasil. Optou por utilizar um método construtivo já consolidado em outros países que atendesse os requisitos necessários para evolução do setor construtivo no Brasil. Adotou-se o sistema construtivo Light Steel Frame o mais utilizado nos Estados Unidos, o sistema conhecido por suas características sustentáveis método construtivo a seco apresenta baixo consumo de água e minimiza o uso dos recursos naturais, sua característica mais visível é a rapidez e eficiência na etapa de instalação, conjunto de características que garante a viabilidade do retorno financeiro do empreendimento.

Como o Light Steel Frame é um sistema novo no Brasil ainda gera muitas duvidas sobre a utilização do mesmo assim surge a necessidade de estudar seu sistema construtivo tendo como finalidade contribuir para o aprendizado do grupo complementando o ensino da matéria de estruturas metálicas.

2 OBIJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo do presente trabalho é elaborar um estudo e apresentar as generalidades; concepção estrutural e dimensionamento; e prescrição da norma NBR 14762:2010, do sistema Light Steel Frame.

2.1 CARACTERISTICAS DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME

O sistema construtivo Light Steel Frame é caracterizado pelo seu sistema construtivo de concepção racional. O sistema construtivo é conhecido por sua técnica construtiva a seco, rapidez na execução e pela utilização de materiais industrializados em seus processos construtivos, sua estrutura é composta por perfis de metal galvanizado que possibilita uma execução rápida em seu processo construtivo que elimina o uso de água e materiais provenientes de recursos naturais.

A estrutura é executada no formato de esqueleto de metal com perfis na vertical formando os painéis estruturais das paredes, viga secundaria e demais componentes utilizados na estrutura que possibilita a estrutura resistir as cargas solicitantes da edificação previstas em projeto.

 [pic 1]

Figura 1 - Esquema construtivo em (LSF) Fonte: CRASTO, 2005, p.13

O método construtivo Light Steel Frame é composto pelos sistemas estruturais e vários outros subsistemas que compõe o conjunto, como o isolamento termo acústico, fechamento interno e externo, fundação, cobertura, piso, e instalações elétricas e hidráulicas (Figura 2).

[pic 2]

Figura 2 Esquema de uma Residência em Light Steel Frame

Fonte: Frame Construtora

2.1.2 PAREDES DE PAINÉIS  PERFIL

As paredes da estrutura são denominadas de painéis estruturais composto por perfis leves de material metálicos galvanizado instalados verticalmente com espaçamento usual  que vaia de 400 a 600 mm definido pela modulação em projeto. A modulação minimiza os desperdícios dos materiais complementares de fechamento e revestimento. Os fechamentos dos painéis estruturais no lado externo da edificação são feitos de placas cimentícias ou de OSB, e no lado interno utiliza chapas de gesso cartonado.

 As lajes são formadas pelo conjunto de vigas seguindo o mesmo principio dos painéis verticais com espaçamentos seguindo a modulação dos painéis das paredes transmitindo as cargas para os painéis estruturais. O piso é composto de placas de OSB revestido por argamassa. Geralmente a modulação de toda a edificação é igual dando seguimento nos perfis um sobre o outro por questões de resistência as cargas da edificação. Os perfis são unidos em seus extremos inferiores e superiores pelas guias, seção U, constituindo os painéis estruturais. Os painéis tem a função de resistir as transferências das cargas distribuídas da edificação (Figura 1.1.3).[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Figura 3 Esquema das Paredes e Laje

Fonte : Fastcon Construção Sustentável

2.1.3 COBERTURA

A cobertura do sistema LSF pode ser realizada de varias formas desde telhados inclinados, com telhas de cerâmica que se assemelham a um telhado convencional de madeira, podendo usar telhas “shingles” composta por material asfáltico ou de concreto, até coberturas planas, com lajes impermeabilizadas com manta asfáltica.

Para a realização da cobertura em LSF, são utilizados os mesmos perfis de aço galvanizado, podendo conformar treliças, coberturas planas ou tesouras. Para o uso das telhas “shingles”  as estruturas do telhado são compostas por placas de OBS, que são placas compensadas de tiras de madeira proveniente de reflorestamento com boa resistência mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (563.6 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com