TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TÉCNICA LIGHT STEEL FRAME

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR

GABRIEL FERNANDES

RODRIGO CAMPOS

THAÍS PINCHEMEL

ULLY PRADO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:

MÓDULO DE EXTENSÃO DO NÚCLEO FAINOR

Vitória da Conquista

2015

GABRIEL FERNANDES

RODRIGO CAMPOS

THAÍS PINCHEMEL

ULLY PRADO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:

MÓDULO DE EXTENSÃO DO NÚCLEO FAINOR

Relatório de visita técnica apresentado à profª Karine de Paula Bastos Santos, a qual ministra a matéria de Construção Industrializada na instituição de ensino superior FAINOR. Este relatório foi produzido com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos em visita de campo.

Vitória da Conquista

2015

  1. INTRODUÇÃO

O Presente relatório tem por objetivo principal apresentar de maneira sucinta, um relato da visita técnica do dia 07 de outubro do presente ano, onde por iniciativa da profª. Karine de Paula Bastos Santos, que ministra a matéria de Construção Industrializada na instituição de ensino FAINOR, nos foi oportunizado ver, de maneira prática, uma construção no estilo light steel frame na obra de ampliação do núcleo da instituição.

Esta visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento de conteúdos profissionalizantes através da observação e descrição acerca do método construtivo observado do LSF, ainda pouco utilizado no Brasil, mas que está ganhando o mercado e a confiança dos usuários.

  1. LOCALIZAÇÃO DA OBRA

2.1. Identificação da Obra: Institucional                                                   2.2. Nome: Módulo de Extensão do Núcleo da Fainor                                   2.3. Endereço: Av. Luís Eduardo Magalhães, Bairro Candeias - Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

Figura 1. Fachada do empreendimento. Fonte: Acervo do aluno.[pic 1]

[pic 2]Figura 2. Localização da obra. Fonte: Google Maps, 2015.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO

-  Uso predominante: Comercial e Residencial

- Tráfego local: É uma via de uso comercial, institucional e residencial, assim seu uso É INTENSO E MODERADO durante todo o dia de segunda a sexta havendo oscilações. Já nos finais de semana seu uso é LEVE.

- Ocupação da região: ALTA ocupação predominantemente residencial e comercial (ocupação mista).

         - Padrão econômico: Média alta.

- Polos valorizantes da região – Avenida predominantemente residencial e comercial, locada em um bairro residencial de porte médio alto, trazendo assim público para o estabelecimento em questão. Exemplos de empreendimentos comerciais que existem na região são o supermercado Santo Antônio, a Faculdade Independente do Nordeste e o Colégio Opção.

- Polos desvalorizantes – A avenida possui pouco espaço para estacionamento e existe um tráfego intenso em horários de pico durante os dias de semana, proporcionando assim desconforto para os usuários.

- Características do logradouro (da rua): Avenida totalmente pavimentada, possuindo meio-fio, calçada em maior parte, sem acessibilidade em maioria.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA OBRA
  1. Finalidade da construção: Institucional
  2. Número de pavimentos: 4 (quatro) pavimentos mais o térreo.

  1. SISTEMAS E MATERIAIS CONSTRUTIVOS

O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo racionalizado, constituído por perfis formados a frio de aço galvanizado, utilizados para a composição de painéis estruturais e não estruturais. As construções em Light Steel Frame são altamente versáteis, permitindo execução de qualquer modelo arquitetônico e fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, mas para que o sistema cumpra com as funções (racionalização, durabilidade, conforto e economia) é necessário que os subsistemas estejam corretamente relacionados e que os materiais utilizados sejam adequados. Esse tipo de sistema construtivo proporciona maior facilidade na organização logística e precisão construtiva, controle do fluxo financeiro e fidelidade orçamentária. As obras se beneficiam de redução na carga tributária por se enquadrarem em construções industrializadas. Além disso, é possível notar claramente a limpeza da obra (Figura 3), já que esse tipo de sistema suja bem menos o canteiro de obras em relação aos métodos construtivos convencionais. Esses motivos fizeram com que o dono do empreendimento e construtores escolhessem este método construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (608.3 Kb)   docx (522.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com