TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIQUIDO PENETRANTE

Monografias: LIQUIDO PENETRANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Líquido Penetrante é um método que teve inicio antes da primeira guerra mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos, porém tomou impulso em 1942, nos EUA, desenvolvendo o método de penetrantes fluorescentes. Nesta época, o ensaio foi adotado pelas indústrias aeronáuticas, que trabalhando com ligas não ferrosas, necessitavam um método de detecção de defeitos superficiais diferentes do ensaio por partículas magnéticas que não são aplicáveis a materiais não magnéticos.

O Ensaio de Líquido Penetrante é uma das principais ferramentas do Controle da Qualidade e pode ser feito com todo tipo de material metálico. São utilizados na inspeção de produtos soldados, fundidos, forjados, laminados, entre outros, com vasta aplicação nos setores petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, naval, autopeças e transporte rodo-ferroviário e é usado,principalmente, para camadas de revestimento, soldas e zonas afetadas pelo calor excessivo.

O ensaio por Líquido Penetrante (LP), é um método de ensaio não destrutivo (END) utilizado unicamente para detectar descontinuidades que estejam abertas para a superfície como trincas, dobras, poros, etc. Esse método é de simples aplicação, mas requer do inspetor alguns cuidados durante as etapas do ensaio.

Existem vários métodos de ensaios não destrutivos e cada um é aplicável de acordo com o processo de fabricação, os tipos de descontinuidades provocadas pelo processo e os tipos de descontinuidades a serem detectadas de acordo com os esforços e aplicação que irá sofrer a peça ensaiada.

Segue abaixo a Ilustração do ensaio por Líquido Penetrante retirado do site www.ebah.com.br

Discussão

Isso tudo gera uma certa discussão de vantagens e desvantagens para a utilização de ensaios por líquidos penetrantes onde a detecção de descontinuidades imperceptíveis a olho nu, a não existencia da limitação quanto à geometria da peça, os ensaios rápidos e de baixo custo e de fácil execução juntamente com as aplicáveis em materiais magnéticos e não magnéticos trazem a vantagem do uso. Porém, em contra partida as desvantagens na utilização de ensaios por líquidos penetrantes encontra-se somente descontinuidades superficiais e que estejam desobstruídas, o mesmo não proporciona registro permanente dos resultados e não é possível inspecionar materiais porosos.

Os penetrantes foram desenvolvidos para detectar descontinuidades com até 1 mm de largura. Para a escolha do melhor método a ser utilizado, deve-se levar em conta diversos fatores em relação ao ensaio: tipo da peça, produtividade esperada, superfície da peça, sensibilidade requerida, processo de fabricação, descontinuidades inerentes ao processo, entre outros. Em função desses fatores podemos escolher o método de ensaio aplicável para a situação.

Em um ensaio de uma superfície retificada, não devemos utilizar um penetrante removível a água, pois provavelmente a superfície está acabada e a água poderá prejudicar esta superfície. Nesse caso devemos utilizar um penetrante removível a solvente. Já em um ensaio de uma superfície forjada, não devemos utilizar um penetrante removível a solvente, devido a dificuldade de remoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com