TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado lìquido

Artigos Científicos: O Estado lìquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2013  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo geral

A aula prática no laboratório, sobre o estado líquido teve como objetivo, a análise e a observação de algumas propriedades de um líquido e como elas agem ou afetam nos experimentos feitos .

A importância desses conhecimentos influencia, na concepção de entender as características do estado líquido e suas interações.

Objetivos específicos

Identificar as relações e forças de dispersão expressas nos experimentos científicos realizados.

A relação dos reagentes, como o hexano, gelo, água, ver como eles se diferenciam um do outro.

As forcas de dispersão é o aumento da sua polaridade.

Explicar o fenômeno da vaporização ou pressão de vapor da água

Explicar os dois! Quando a água evapora e quando a sua pressão aumenta ou diminui, se modifica ou não a forma da água.

Explicar as propriedades do estado líquido, que estão presentes atuando nos experimentos feitos tais como; forças de adesão e coesão , capilaridade, tensão superficial etc.

A influência da forca de adesão e a forca de coesão estão presentes no estado liquido, pois a forca de coesão é a forca de atração entre as partículas constituintes da substancia. Já a de adesão são estas interações mais a parece do recipiente (o tubo).

Fundamentação teórica

Dissolução resulta de uma interação soluto-solvente quando uma substancia se dissolve em outra as partículas do soluto interagindo com as partículas do solvente essa se dispersa no último.

A dissolução é a mistura do solvente com o soluto; numa interação solvente-soluto, o soluto é aquilo que é dissolvido e solvente é aquilo que dissolve.

Inicialmente ocorre a separação das partículas do solvente, seguida da separação das partículas do soluto e finalmente o soluto e o solvente misturam-se.

O permanganato é um sal os sais são compostos formados por íons. As ligações que se estabelece entre os íons são ligações fortes designadas ligações iônicas.

Geralmente, substancias covalentes polares e substancias iônica dissolvem-se na água que também é polar .

A ligação covalente polar influencia na sua eletronegatividade, já a substância iônica está relacionada ao desequilíbrio elétrico apresentado pelas suas cargas positivas ou negativas.

Como sendo um solvente universal polar temos a água, que na maioria das vezes facilita a dissolver algumas substancias.

Três fatores contribuem para a solubilidade além dos anteriores a concentração a temperatura e a pressão como a concentração foi a mesma e a pressão também a solubilidade acontece por um processo endotérmico ela aumenta com o aumento da to quando é um processo exotérmico a solubilidade diminui com o aumento da to (Brown, 2005 ).

Tensão superficial é a energia para aumentar a área superficial de um liquido em quantidade unitária. (BROWN, 2005, Pg . 385).

O detergente tem o poder surfactante, ou seja, ele tem uma grande parte de sua molécula apolar (para que se ligue a gordura) e uma pequena parte polar (para que se ligue a água ).

Um surfactante é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido .

Podendo reduzir na superfície do liquido a tensão superficial,

Pressão de vapor é o fenômeno em que as moléculas podem escapar da superfície de um liquido para a fase pela vaporização ou evaporação .

A fase de vapor!

Ação capilar é a subida de um liquido em tubos estreitos. As forças adesivas entre o líquido tende a aumentar a área superficial do líquido. A tensão superficial tende a reduzir a área do líquido em consequência atraindo o líquido para cima do tudo. O líquido sobe até as forças adesivas e coesivas se equilibrarem pela força da gravidade

Forças coesivas são as forças intermoleculares que unem moléculas similares. (BROWN, 205, Pg. 386).

Forças adesivas são as forças intermoleculares que unem uma substancia a superfície (BROWN, 205, Pg. 386).

Quando a água em contato com a parede do vidro se unem, elas formas uma força adesiva, fazendo com que surja um menisco para cima.

Procedimentos

Materiais e reagentes utilizados

Permanganato de Potássio (solução diluída);

Água;

Gelo;

Hexano;

Detergente doméstico;

Chapa de aquecimento;

Três tubos de ensaio (grandes);

Porta tubos de ensaio;

Placa de petri;

Bastão de vidro;

Tubo de vidro (tubo capilar);

Becker (100 ml, 500 ml);

Seringa;

Conta gotas;

Lamina de barbear;

Folha de papel A4;

Etiqueta adesiva.

Experimento 1

1º procedimento

Para melhor organização, os tubos de ensaio foram enumerados de um a três utilizando a etiqueta adesiva, uma folha de papel branca A4 foi posta atrás do porta tubos de ensaio para facilitar a visibilidade dos fenômenos que ocorreriam.

2º procedimento

Utilizando o gelo, foi resfriada uma porção de água no Becker e colocada no tubo de ensaio nº1, no tubo de ensaio nº2 foi colocado uma mesma porção de água em temperatura ambiente. Utilizando a chapa de aquecimento foi previamente aquecida uma porção de água no Becker de 500 ml, logo depois foi colocada no tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com