TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE

Seminário: ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE

OBJETIVO

Detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc, em um determinado material.

TEORIA

O ensaio por líquido penetrante baseia-se na ação da capilaridade.

O ensaio por líquidos penetrantes é um método desenvolvido especialmente para a detecção de descontinuidades essencialmente superficiais, e ainda que estejam abertas na superfície do material.

Ensaio não destrutivos (END) são definidos como testes para o controle da qualidade, realizamos sobre peças acabadas ou semi-acabadas, para detecção de falta de homogeneidade ou defeitos, através de princípios físicos definidos, sem prejudicar a posterior utilização dos produtos inspecionados.

Ensaio por Líquido Penetrante, eles podem ser aplicados em grande variedade de produtos metálicos e não metálicos, ferrosos e não ferrosos, sejam forjados, fundidos, cerâmicos de alta densidade e etc., desde que não sejam porosos.

Considerando que alguns materiais podem ser afetados pelos produtos utilizados no ensaio, devem ser realizados testes para assegurar que o material a ser ensaiado não seja danificado.

Local do ensaio

A inspeção deve ser feita em local apropriado, com iluminação apropriada e limpo, para evitar que a peça venha a ser contaminada com resíduos que possam interferir não ensaio.

Vantagens.

Poderíamos dizer que a principal vantagem do método é a sua simplicidade. É fácil de fazer de interpretar os resultados. O aprendizado é simples, requer pouco tempo de treinamento.

Como a indicação, é muito fácil de avaliar os resultados. Em contrapartida o atuante deve estar ciente dos cuidados básicos a serem tomados (limpeza, tempo de penetração, etc), pois a simplicidade pode se tornar uma dificuldade.

Não há limitação para o tamanho e forma das peças a ensaiar, nem tipo de material; por outro lado, as peças devem ser susceptíveis à limpeza e sua superfície não pode ser muito rugosa e nem porosa.

Limitações.

Só detecta descontinuidades abertas para a superfície, já que o penetrante tem que entrar na descontinuidade para ser posteriormente revelado. Por esta razão, a descontinuidade não deve estar preenchida com material estranho. A superfície do material não pode ser porosa ou absorvente já que não haveria possibilidade de remover totalmente o excesso de penetrante, causando

mascaramento de resultados. A aplicação do penetrante deve ser feita numa determinada faixa de temperatura. permita ou recomendada pelo fabricante dos produtos. Superfícies muito frias (abaixo de 5°C ) ou muito quentes (acima de 52°C) não são recomendáveis ao ensaio.

Situações Típicas

• Prevenção de acidentes

• Melhorar confiabilidade de produtos ser aceito por determinada norma.

• Dar informação para reparo.

Para resultados válidos deve ser observado

• Profissional qualificado.

• Procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com