TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA E CATÁSTROFE NOS ROMANCES O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ, E OS FLAGELADOS DO VENTO LESTE, DE MANUEL LOPES Merentina, Neves1; Silvania, Ferreira. Nunes2.

Trabalho Escolar: LITERATURA E CATÁSTROFE NOS ROMANCES O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ, E OS FLAGELADOS DO VENTO LESTE, DE MANUEL LOPES Merentina, Neves1; Silvania, Ferreira. Nunes2.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  611 Visualizações

Com esse trabalho monográfico objetiva-se analisar o romance brasileiro “O Quinze” de Rachel de Queiroz, comparando-o ao romance Cabo Verdiano “Os Flagelados do Vento Leste” de Manuel Lopes; Detectar elementos específicos que sugerem uma aproximação entre a literatura brasileira e a literatura de Cabo Verde; relacionado ao regionalismo de 30, bem como, a representação dos problemas sofridos pelos sertanejos, devido às questões climáticas tema constante presente nas obras, explicitar seu embasamento teórico de cunho crítico literário em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. E ainda objetivou-se a comparação de algumas peculiaridades presentes nas obras supracitadas, através de fatores como: O regionalismo; a caracterização dos ambientes físicos; questões discursivas entre os textos e denuncia da realidade dos sertanejos que vive em condição sub-humana em sua terra, os quais passam a sobreviver em difíceis circunstâncias naturais como a aridez da terra, as secas e mesmo as torrentes de chuvas, ventos fortes e a falta de alimentos, bem como as condições precárias de migração, fatos que dificultam a sobrevivência desses sertanejos retirantes. Dos objetivos gerais e específicos presentes nessa monografia viabiliza-se evidenciar os aspectos comparativos entre á obra de literatura brasileira e á obra de literatura cabo-verdiana. Quanto à metodologia dessa pesquisa necessitou-se de aprofundamento em várias pesquisas em documentos de cunho teórico crítico literário, os quais contribuíram em traçar melhor paralelos presentes nas obras, bem como, para uma melhor compreensão da historiografia e ficção. Sendo assim essa pesquisa está estruturada em três capítulos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com