TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rachel De Queiroz

Ensaios: Rachel De Queiroz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  352 Visualizações

RACHEL DE QUEIROZ (1910)

Em 1917, em companhia dos pais, vai de Fortaleza para o Rio de Janeiro, procurando esquecer os sofrimentos da terrível seca de 1915. Mais tarde a romancista aproveita esse fato como tema de seu livro de estréia "O Quinze"

No Rio de Janeiro, a família de Rachel de Queiroz ficou apenas um ano, rumando, então, para Belém do Pará. Em Fortaleza ela termina o curso normal em 1925. Com apenas 20 anos de idade projetou-se na vida literária do País, defendendo o romance de cunho social. Nele expõe dramaticamente a luta de um povo contra a miséria e a seca.

A estréia de Rachel de Queiroz foi recebida com entusiasmo por vários críticos, como Otto Maria Carpeaux e Agrippino Grieco. Augusto Frederico Schmidt assim se expressa a respeito de "O Quinze" :

"Livro verdadeiramente Brasileiro, livro corrente e claro, livro que consegue manter a forma no mesmo diapasão com o assunto, na mesma simplicidade que os liga admiravelmente. Não há nenhum sentimentalismo na escritora de"O Quinze". Constata ela a realidade, sem procurar concluir coisa alguma"

As opiniões desses críticos foram ratificadas com a outorga do prêmio da Fundação Graça Aranha (1931) à autora.

Publicou ainda Rachel de Queiroz os romances: João Miguel (1932) Caminho de Pedras(1937) As Três Marias(1939) O Galo de Ouro(1950)

Dedicou-se ao jornalismo, colaborando durante muito tempo no Diário de Notícias e na revista O Cruzeiro . De sua colaboração jornalística nasceu o primeiro livro de crônicas, "A Donzela e a Moura Torta" (1948).

01

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com