TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO "READ AND COMPLETE STEPS TEXT"

Tese: LIVRO "READ AND COMPLETE STEPS TEXT". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  4.061 Palavras (17 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. 

A concepção e língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações, ou seja, o sujeito tem uma representação mental e quer que o leitor capte as suas intenções, idéias e emoções através do texto, da maneira que foi idealizada pelo autor. Por sua vez, o sujeito determinado, “assujeitado” pelo sistema, é caracterizado pela ausência dessa representação mental. a leitura é a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e conhecimentos do leitor

Na concepção de língua como código, como um instrumento de comunicação entre o autor e o leitor, e de sujeito como (pré) determinado pelo sistema, podemos considerar o texto como um produto codificado pelo autor e decodificado pelo leitor, para entender basto saber o código utilizado, que no caso seria as letras de seu alfabeto. 

O ato de ler exige o foco no texto tem que entender os sentidos das palavras e a estrutura do texto.

A concepção interracional (dialógica) da língua vê os sujeitos como atores ou construtores sociais do texto.  o sentido do texto é constituído na interação texto-sujeito, sem seguir uma regra pré-determinada, fazendo da leitura um atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se mostra através da sua estrutura lingüística, mas requer um conjunto de informações no ato de ler. 

TRABALHO: “resumo do livro”

CAPITULO 1 LIVRO “lER E cOMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO”

Introdução

O trabalho a seguir é um resumo do livro “LER E COMPREENDER O SENTIDO DOS TEXTOS” abordará de forma bastante expressiva a importância da leitura, como uma fonte inesgotável do saber, sendo ela essencial, para que de fato tenhamos um entendimento de mundo partilhado, caracterizando tecnicamente as estratégias necessárias aliadas a uma interação (autor, texto e leitor), obtendo assim um bom aproveitamento da literatura.

Concepção de Leitura

A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura. O que é Ler? Para que ler? Como Ler? Evidentemente as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente das concepções de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.

Foco no Autor

Trata-se de um sujeito visto como ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja “captada “ pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. A leitura, é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

Foco no texto

A concepção de língua como estrutura corresponde a se sujeito determinado, “assujeitado” pelo sistema, caracterizado por uma espécie de não consciência. Nessa concepção de língua como código- portanto como mero instrumento de comunicação – e de sujeito como (pré) determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco do texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito.” O leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento de reprodução.

Foco na interação autor-texto-leitor

Diferentemente das concepções anteriores, na concepção interacional ( dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerando o próprio lugar da interação e da comunicação dos interlocutores. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito e não algo que preexista a essa interação. A leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção se sentidos, ela exige do leitor bem mais que conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

A interação: Autor- texto-leitor

A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir se seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc.

Estratégias de Leitura

Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto começa com antecipações e hipótese elaboradas com base em nossos conhecimentos:

* O autor do texto;

* O meio de veiculação do texto;

* O gênero textual;

O título: elemento constitutivo do texto cuja função é, geralmente, chamar a atenção do leitor e orientá-lo na produção de sentido; A distribuição e configuração de informações no texto.

OBJETIVOS DE LEITURA

É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos da leitura. De modo geral, podemos dizer que há textos que lemos porque queremos nos manter informados (jornais, revistas); há outros textos que lemos para realizar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, livros, periódicos científicos); há, ainda, outros textos cuja leitura é realizada por puro prazer, puro deleite (poemas, contos, romances); e, nessa lista, não podemos esquecer os textos que lemos para consulta (dicionários, catálogos), dos que nos caem em mãos (panfletos) ou nos são apresentados aos olhos (outdoors, cartazes, faixas).

São, pois, os objetivos do leitor que nortearão o, modo de leitura, em mais tempo ou em menos tempo; com mais atenção ou com menos atenção; com maior interação ou com menor interação, enfim.

LEITURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com