TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIXO ELETRÔNICO: COMO DAR UMA MELHOR DESTINAÇÃO

Tese: LIXO ELETRÔNICO: COMO DAR UMA MELHOR DESTINAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA

LIXO ELETRÔNICO: COMO DAR UMA MELHOR DESTINAÇÃO

LIXO ELETRÔNICO: COMO DAR UMA MELHOR DESTINAÇÃO

Lista de tabelas

Tabela 1 – Vilões do Lixo Eletrônico.

Lista de abreviaturas e siglas

PIPP – Programa Institucional Permanente de Pesquisa.

BIC – Bolsa de Iniciação Científica.

CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

1.1 PROBLEMA 8

1.2 HIPÓTESE 9

1.3 OBJETIVOS 10

1.4 OBJETIVOS ESPECIFICOS: 10

1.5 JUSTIFICATIVA 11

1.5.1 ATIVIDA DE EXTENSIONISTA 12

2 REFERENCIAL TEÓRICO 13

3 METODOLOGIA 16

4 RECURSOS 17

5 CRONOGRAMA 18

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa é apresentado à Comissão Avaliadora do PPIP no concurso BIC nº1/2011.

O tema proposto visa investigar a forma de descarte do Lixo Eletrônico, alertar sobre os riscos, quando não descartados de forma correta, conscientizar a população sobre a forma correta de descarte deste tipo de lixo e a possível reciclagem do mesmo.

Tudo que é consumido gera resíduos, e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem no mercado novos tipos de tecnologia, como computadores mais eficientes, celulares com mais recursos, televisores maiores e vários tipos de equipamentos tecnológicos. Isso mostra que mundo esta se desenvolvendo. O Problema é que com toda essa tecnologia nova chegando ao mercado, os equipamentos “antigos” são deixados de lado e sem destinação correta, sendo jogados na maioria das vezes no lixo, mas o maior problema é que esse lixo não recebe o tratamento específico, até mesmo por ter um custo elevado para reciclagem. O desafio atual é buscar o desenvolvimento prejudicando ao mínimo o meio ambiente, o que é conhecido por desenvolvimento sustentável. Atualmente essas duas palavras, desenvolvimento e sustentabilidade, vêm sendo discutidas em todo o mundo. No entanto, mesmo com todas essas discussões relacionadas as questões sócio-ambientais, ainda não é possível enxergar a conscientização dos governos, empresas e por maior parte da população.

De acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e o CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), é considerado lixo eletrônico tudo aquilo que é gerado a partir de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes (computadores, celulares, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, geladeiras, microondas,etc.), incluindo os acumuladores de energia (pilhas e baterias), lâmpadas fluorescentes e produtos magnetizados, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final.

No mundo há milhões de toneladas de lixo eletrônico, e esse lixo existe primeiro porque as tecnologias estão avançando em um ritmo muito acelerado fazendo com que, equipamentos lançados há um ano ou dois, fiquem ultrapassados em relação aos novos que chegam ao mercado, com funcionalidades cada vez mais surpreendentes. E em segundo deve-se levar em consideração que esses produtos, também têm o preço mais acessível, pelo fato da concorrência do mercado ser enorme e pelo consumismo que cresceu consideravelmente nos últimos anos.

De acordo com Bechiolli (2011), O lixo eletrônico representa 5% de todo lixo produzido mundialmente. Somente no Brasil a cada ano são descartadas cerca de 500 mil toneladas de sucata eletrônica. Estima-se que este número pode aumentar, uma vez que a indústria de eletrônicos continua em expansão. Com base na vida útil dos aparelhos eletrônicos, calcula-se que em três a cinco anos maior parte dos aparelhos produzidos se transformem em lixo eletrônico. Segundo Smaal (2009), entrarão no mercado mais de 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta.

Sabe-se que a base para o desenvolvimento de um país é a educação, no caso do lixo eletrônico a educação esta relacionada em levar conhecimento e informação a todos aqueles que fazem parte da sociedade onde vivem, com intuito de mudar os conceitos de cada um sobre o que é considerado lixo eletrônico e mostrar formas corretas de descarte deste lixo.

É necessário ter consciência que não depende apenas das pessoas para minimizar esses problemas, empresas e governos também precisam se conscientizar, cada um com seu papel. As empresas em buscarem formas de recolhimento desse tipo de lixo, pois sabem de cada componente, sua composição e a forma de manuseio dos mesmos. Aos nossos representantes ficaria a parte de elaborar leis que obriguem os fabricantes a se responsabilizarem pelo recolhimento e tratamento adequado deste lixo.

1.1 PROBLEMA

Atualmente e para um futuro próximo tem se como um sério problema a destinação adequada para o lixo eletrônico, principalmente pela grande evolução tecnológica que está acontecendo e que evolui a cada vez mais, gerando assim um grande volume de lixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com