TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOCALIZAÇÃO DE PRINCIPAIS LIMFONS EM ANIMAIS

Trabalho acadêmico: LOCALIZAÇÃO DE PRINCIPAIS LIMFONS EM ANIMAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 INTRODUÇÃO 4

2.0 LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS LINFONODOS NOS ANIMAIS 4

2.1 - Linfonodo Mandibular 5

2.2- Linfonodo Parotídeo 5

2.3- Linfonodo Retrofaríngeo 5

2.4- Linfonodo Pré-escapular 6

2.5- Linfonodo Pré-crural 6

2.6- Linfonodos mamários 6

2.7- Linfonodos íleofemurais 7

7

2.9- Linfonodo poplíteo 7

3.0 IMPORTÂNCIA CLÍNICA E ONCOLÓGICA DOS LINFONODOS 7

2.8 Linfonodos da bifurcação aórtica

ELENCANDO OS LINFONODOS 8

5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural – cep. 77950.0 - Araguatins– TO raimundo1-2@hotmail.com/maiada240@gmail.com

1.0 INTRODUÇÃO

Nos vertebrados, o sistema circulatório é composto pelo sistema circulatório sanguíneo (sangue) e o sistema circulatório linfático, que é desenvolvido pela linfa. Este meio de transporte serve para desempenhar diversas funções no organismo do animal.

Mesmo que o sangue tenha a função de levar os nutrientes para células e remover todos os restos da atividade celular, ele não entra em contato direto com essas células. A comunicação entre o sangue e os tecidos é geralmente feita pelo sistema linfático.

Neste sistema os capilares não são completamente vedados, permitindo desta forma a passagem de leucócitos, grande variedade de nutrientes e ainda algumas pequenas proteínas e água. A passagem destes se dá através de aberturas entre as células de suas paredes ou através de suas próprias células por um processo conhecido como difusão. Os eritrócitos por terem tamanho maio e também grandes proteínas são retidos na parte interna dos capilares. O fluído que deixa os capilares é quase idêntico ao plasma do sangue, mas perde a maior parte de suas proteína s. Este fluído é um meio que banha todas as células e é conhecido como fluído intersticial, através do qual os nutrientes, gases e resíduos são trocados entre o sangue capilar e as próprias células.

O sistema linfático estabelece uma ligação essencial entr e a corrente sangüínea e o fluído que banha as células desempenhando uma função adicional na defesa que é lançar na corrente sangüínea, anticorpos para a defesa do corpo contra invasores externos. Incluindo um elaborado sistema de vasos semelhantes aos capilares e veias, que desembocam no interior de grandes veias do sistema circulatório. Como por exemplo, o canal torácico e a grande veia linfática que tem sua terminação em outra veia chamada subclávia direita.

2.0 LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS LINFONODOS NOS ANIMAIS

Geralmente nos animais os linfonodos estão distribuídos em várias regiões distintas pelo corpo, como veremos mais adiante. São encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com