TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICA

Dissertações: LUDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

Letramento

1º e 2º Passo

A Importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização.

Considerar o texto, como unidade de ensino, tem sido a base do processo ensino-aprendizagem.

O texto é o lugar de interação de sujeitos sociais. É um construtor histórico e social, complexo e multifacetado. Instrumento de manifestação da linguagem que não pode prescindir de uma dimensão social.

É preciso alfabetizar letrando, garantindo desde o inicio do processo de alfabetização a participação dos alfabetizando em práticas de leitura e produção de textos reais e significativos.

O trabalho com textos em sala de aula além de oferecer um sentido mais amplo ás práticas educativas a elaboração de projetos e introdução nos currículos escolares, evita perca de tempo e torna os alunos mais motivados para aprender com maior facilidades através dos incentivos de recursos tecnológicos.

O maior objetivo de trabalhar com texto é avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema tecnológico. Desenvolve o raciocínio, a criatividade e a imaginação.

Proporcionar aos alunos maiores interações nas trocas de experiências, além de aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos.

Portanto, ao adotar o trabalho com textos a instituição escolar estará contribuindo para uma mudança na perspectiva da leitura e da produção de texto, fugindo ao tradicionalismo (decodificar x codificar).

3º Etapa

Sugestões para as Parlendas

Foram apresentadas várias parlendas ao grupo. Após a leitura de todas elas, os alunos são convidados a apresentá-las da forma que quiserem. Surgiram as mais variadas ideias:

* apresentar a parlenda usando bonecos de fantoche;

* dramatizar a parlenda;

*cantar a parlenda usando os instrumentos da bandinha;

*apresentar a parlenda usando gravuras e mímicas.

Sugestões para os Trava-línguas

A turma foi dividida em grupos. Todos os grupos receberam trava-línguas em comum e fizeram a leitura. Outras também foram apresentadas pelo professor. A seguir foram discutidas formas de se apresentar, para os outros alunos, os trava-línguas que a turma mais apreciou. As seguintes sugestões foram aplicadas na sala:

*Ler e bater palmas no início de cada palavra do trava-língua;

*Ler e bater o pé no chão quando pronunciar a sílaba mais forte de cada palavra;

*Ler e brincar com as palavras, lendo apenas as palavras destacadas;

*Completar trava-línguas conhecidos com palavras que rimam de sua escolha;

*Dramatizar um trava-língua, cantando como ópera;

*Ler, cantar e batucar um trava-língua.

As crianças adoraram estas atividades.

Parlenda ;

A CUTIA ESTÁ COM DOR DE DENTE

DE TANTO, TANTO, COMER DOCE QUENTE.

A CUTIA ESTÁ COM PERNA DURA

DE TANTO, TANTO, COMER RAPADURA.

A CUTIA ESTÁ COM DOR NO PÉ

DE TANTO, TANTO, TOMAR CAFÉ.

Leitura de parlendas na alfabetização inicial

Desenvolvimento

1ª etapa

Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.

Flexibilização para deficiência intelectual

Reproduza esses cartazes em folha sulfite e encaminhe ao AEE para que o aluno tenha mais oportunidade de aproximação e memorização.

2ª etapa

Apresente o livro Salada Saladinha e proponha a publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma. Oriente os alunos a decidir aspectos como "quem serão os leitores". Em grupos, eles devem manusear o livro para observar como ele é organizado.

Flexibilização para deficiência intelectual

Explique individualmente para o aluno, dê exemplos de atividades semelhantes que ele já participou e mostre algumas produções.

3ª etapa

Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o lançamento.

4ª etapa

Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero que não foram escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. Para selecionar o o que entregar a cada dupla, atente-se para as características quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa das crianças é localizar a parlenda Santa Luzia:

Texto I

SANTA LUZIA

PASSOU POR AQUI

COM SEU CAVALINHO

COMENDO CAPIM

SANTA LUZIA

QUE TINHA TRÊS FILHAS:

UMA QUE FIAVA

UMA QUE TECIA

UMA QUE TIRAVA

O CISCO QUE HAVIA

Texto II

SANTA CLARA CLAREOU,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com