TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de uma prática pedagógica lúdica na educação infantil

Resenha: A importância de uma prática pedagógica lúdica na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de uma prática pedagógica lúdica na educação infantil

O presente artigo tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à educação infantil podem estar relacionados aos métodos de ensino e a solução pode ser uma prática lúdica e prazerosa.

Observa-se que os docentes, atualmente necessitam da utilização do lúdico na educação infantil, pois ao apartar o espaço adulto do infantil, e ao diferenciar o exercício da brincadeira, encontra-se a importância da criança que brinca e joga para a construção da sua conduta.

A decorrência do lúdico começou a ser investigada por renomes que evidenciaram que ela está elencada a metacomunicação, ou seja, a probabilidade da criança entender o pensamento e a linguagem do outro. O brincar e jogar relaciona-se com a cognição e o seu potencial para interferir no desenvolvimento infantil podendo ser considerado um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.

A escola deve ser facilitadora da construção da aprendizagem através de atividades lúdicas favorecedoras do processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Entretanto, o saber escolar deve ser valorizado pela sociedade para que a cognição dos educandos seja construída através de um aspecto dinâmico e criativo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.

O professor deve usar desses recursos pedagógicos para inserir conteúdos no seu plano de aula em momentos oportunos, para que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio e construir o seu conhecimento de forma descontraída.

As atividades lúdicas facilitam tanto o progresso de sua personalidade integral da criança como, como o avanço de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais.

A escola deve partir de exercícios e brincadeiras simples para incentivar a motricidade e as habilidades normais da criança em um período de adaptação para, depois, gradativamente complicá-los um pouco possibilitando um melhor aproveitamento geral.

Com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquira hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquira hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolva o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas.

Tais questões poderão ser contempladas na elaboração deste projeto, que certamente encontrará um novo caminho para reorientar suas práticas pedagógicas: como o processo lúdico influencia na aprendizagem das crianças na alfabetização?; Quais as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização dos jogos em cada sala de aula?; Quais os benefícios das atividades lúdicas em uma escola tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com