TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Práticas Integradoras

Artigos Científicos: Laboratório De Práticas Integradoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Este é o Laboratório de Práticas Integradas desenvolvido por nós Acadêmicas do 7° semestre do Curso de Pedagogia Interativa do Pólo de Corumbá – MS, com o objetivo de promover a Pesquisa de campo, registrando os Programas de Financiamento presentes na escola. Com base no estudo da Unidade Didática: Políticas de Financiamento da Educação.

A Pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira. A Coordenadora Pedagógica nos informou que a escola possui osqO Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. O PDE-Escola constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guia o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro.ue melhor atendem ao seu projeto político A Coordenadora informou que todos os dias e em todos os períodos, os alunos recebem a merenda. O armazenamento é feito em local adequado, garantindo assim manutenção da qualidade dos produtos. A higienização do local, dos utensílios utilizados, das pessoas que trabalham na cozinha e o cuidado no preparo da merenda são cobrados todos os dias tanto pelos Coordenadores quanto pela Diretora. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e é enviado semanalmente a escola. Ela ressaltou que, por se tratar também de questão de saúde para os alunos, faz questão de sempre estar verificando se todos os procedimentos para armazenamento dos produtos e preparo da merenda estão sendo seguidos corretamente.

Concluímos assim a Pesquisa de campo. A análise que se faz é que a administração conhece o dever que a escola tem em transmitir o conhecimento, e sabe que instituição de ensino necessita de ajuda, através de programas que ampliam o conhecimento através de recursos tecnológicos, que contribuem para garantir o acesso aos materiais adequados ao ensino, de garanta recursos para suprir suas necessidades físicas e materiais, de ferramentas que auxiliam a escola a realizar melhor o seu trabalho, e também uma alimentação de qualidade aos alunos. Considerando sempre a necessidade da responsabilidade em administrar tudo isso. Considerando a importância em se cumprir a proposta para melhorar o acesso a educação e a importância que todos esses programas possuem tanto para a escola quanto para a comunidade escolar.

pedagógico.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, ano final do ensino fundamental . À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.

O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Ele incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), e ampliou o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Seu objetivo é distribuir obras e coleções de qualidade para alfabetizandos do EJA das redes públicas de ensino

programas PROINFO, PNLD, PDDE, PDE e o PNAE. Ela ressaltou que esses programas de financiamento são de grande importância tanto para a escola quanto para a comunidade escolar. Considerando que os programas visam à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com