TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Práticas Integradoras

Artigos Científicos: Laboratório De Práticas Integradoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

A Pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira. A Coordenadora Pedagógica nos informou que a escola possui os programas PROINFO, PNLD, PDDE, PDE e o PNAE. Ela ressaltou que esses programas de financiamento são de grande importância tanto para a escola quanto para a comunidade escolar. Considerando que os programas visam à melhoria do atendimento aos alunos e do processo educativo, contribuindo assim para o desenvolvimento do trabalho dos professores e de todo os setores da escola.Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), presente na escola, é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva a escola computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida a escola deve garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Na escola Izabel Corrêa de Oliveira existe uma sala própria para o Laboratório de informática, com mobiliário adequado, 21 computadores e 2 impressoras. O profissional responsável pelo Laboratório foi capacitado pela Secretaria Municipal de Saúde e desenvolve os projetos com os professores que se interessam em inserir em suas atividades o uso pedagógico da tecnologia. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, ano final do ensino fundamental . À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.

O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Ele incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), e ampliou o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Seu objetivo é distribuir obras e coleções de qualidade para alfabetizandos do EJA das redes públicas de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com