TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laminação

Casos: Laminação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.472 Visualizações

Página 1 de 3

LAMINAÇÃO

1) Qual é a definição do processo de laminação?

É um processo de conformação mecânica onde a redução da secção transversal é realizada por meio de compressão do metal entre dois cilindros com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos.

É um processo de compressão direta, onde as forças são aplicadas diretamente na peça (material). Pode ser conformado a quente e a frio.

2) A temperatura de recristalização é um parâmetro de controle no processo de laminação que importância é a ele atribuída?

A temperatura de cristalização é a que acima dela ocorre a recuperação das propriedades e estruturas do material no estado original, anterior ao encruamento. Ela é importante pois e partir dela se modifica as propriedades do material ficando livre de tensões.

3) No processo de laminação qual a solicitação de tensão predominante?

Tensão predominante é a compressão.

4) Relacione os diferentes produtos obtidos pela laminação convencionais.

Chapas, perfis estruturais e tubos.

5) Relacione os diferentes produtos obtidos pela laminação não convencionais.

Barras e barras roscadas ou parafusos.

6) Quais são os principais tipos de laminadores de rolos? Pesquise sobre a aplicação de cada tipo.

• Duo

É composto por dois cilindros de mesmo diâmetro rotacionando em sentidos opostos, com mesma velocidade e colocados um sobre o outro. Para reduções posteriores o material retorna por condução manual ou através de uma plataforma que pode ser elevada para transportar o material sobre os rolos.

• Duo reversível

É usado na laminação a quente de lingotes. O material é deformado num sentido, e após os rolos param e há uma inversão no sentido de rotação dos rolos e então o material é laminado no sentido inverso.

Trio

Usado na laminação a quente para chapas e placas. Este laminador é uma alternativa ao laminador reversível. Possui três rolos dispostos na vertical, rodando os rolos superior e inferior no mesmo sentido, e o intermédio no sentido contrário. O material passa em 1º lugar entre os rolos superior e intermédio, sendo depois transportado por um elevador para ser laminado em sentido contrário entre os rolos intermédio e inferior.

• Quádruplo e Quádruplo Reversível

Pode-se obter uma grande diminuição da potência necessária para os rolos condutores com o uso de rolos de pequeno diâmetro. Entretanto, uma vez que os rolos com pequenos diâmetros resistem menos, eles têm que ser suportados por rolos de encosto de diâmetros maiores. É usado na laminação a quente e na laminação a frio para chapas grossas e planas, é constituído por quatro rolos, montados uns sobre os outros. Dois desses rolos (os de menor diâmetro) são denominados de trabalho, e os outros dois denominados de suporte ou apoio. Pode ser reversível ou não.

• Sendzimir

Usado na laminação a frio para chapas finas. O laminador Sendzimir possui rolos de trabalho de pequeno diâmetro permitindo assim efetuar passes de laminagem. Adapta-se muito bem à laminação de chapas finas de ligas de alta resistência.

• Universal

O laminador universal é capaz de produzir perfis estruturais de abas paralelas com ótimo desempenho e qualidade exigida por normas internacionais. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com