TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Lâminas

Monografias: Estudo De Lâminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

No homem são encontrados quatro grupos de tecidos que irão formar os órgãos e os sistemas corporais, sendo eles: epitelial, conjuntivo (tendo como subtipos os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo), muscular e nervoso. Há também a presença do tecido conjuntivo, responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo.

OBJETIVOS

Reconhecer os principais tipos de tecidos através da observação microscópica.

MATERIAIS E OBJETOS

Microscópio comum e lâminas com diversos tipos de tecidos os quais serão mostrados a baixo.

RESULTADOS

Lâmina 01: Cebola – meristema apical da raiz onde se observam os núcleos interfásicos e os grânulos de cromatina. Vê – se também as diversas fases da mitose por meio da morfologia.

Lâmina 05: Intestino Delgado – epitélio simples colunar com microvilosidades a qual apresenta membrana mucosa com projeções alongadas da mucosa (vilosidades intestinais) e células absortivas que contém microvilosidades.

Lâmina 07: Traquéia – epitélio pseudoestratificado colunar ciliado onde foram observadas a presença de cartilagem hialina, glândulas seromucosas, ligamentos fibroelásticos e condrócitos.

Lâmina 08: Bexiga – epitélio de transição, tecido muscular liso onde se observa a presença de uma membrana adventícia e membrana serosa (peritônio).

Lâmina 10: Pele – derme, estratificado pavimentoso queratinizado, é um tecido adiposo, próximo ao epitélio há presença de tecido conjuntivo frouxo e mais a baixo há presença de tecido conjuntivo denso.

Lâmina 25: Tendão – tecido conjuntivo denso modelado onde se observa a predominância de fibras colágenas e fibroblastos, ambos dispostos em fileiras paralelas.

Lâmina 28: Fêmur (osso desgastado) – tecido ósseo com presença de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Há também camadas de endósteo nas superfícies internas e periósteo nas superfícies externas.

Língua – tecido muscular estriado esquelético revestido por uma membrana mucosa. Suas fibras musculares se entrecruzam em três planos, estão agrupadas em feixes e geralmente estão separados por tecido conjuntivo. A superfície posterior da língua é lisa e a superfície anterior é irregular recoberta por papilas.

Cerebelo – tecido nervoso onde se observa a substância branca e a substância cinzenta. A substância branca é constituída de axônios mielinizados (oligodentrócitos que produzem mielina) e também outras células da glia. Já a substância cinzenta é constituída de corpos de neurônios, uma porção não mielinizada dos axônios e outras células da glia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com