TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento Terapeutico

Trabalho Universitário: Atendimento Terapeutico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O objetivo do acompanhamento terapêutico é evitar uma internação desnecessária, e tratar pacientes com distúrbios psíquicos de uma forma humana, deixando no passado a forma violenta e abusiva que eles eram tratados.

Fazendo com que se sintam participantes e atuantes na vida cotidiana e social

História

O diagnostico da loucura até o final do século XIX, era baseado no conhecimento sobre a doença e não sobre o ser acometido dela, o processo terapêutico era a intervenção marcada com internações hospitalares, no processo histórico das mudanças de paradigmas, a abordagem sobre a loucura mudou seu foco. A reforma psiquiátrica apresentou um conjunto de medidas que tinha como objetivo desospitalar o atendimento como uma forma essencial para a doença mental.(Amarante 1999 ; Loborque 1997)

A origem da clinica no Atendimento Terapêutico foi influenciado, pelo movimento político da reforma psiquiátrica, onde o maior objetivo era eliminação dos manicômios na Europa Ocidental nos anos 60.

Já na America Latina na década de 70 começou na Argentina, a utilização da abordagem múltiplas onde pacientes psicóticos e dependentes químicos, eram atendidos em uma clinica, por meio deste novo método os pacientes e familiares recebiam assistência adequada. (Mauer, Resnizky , 1987)

A modalidade clinica foi trazida pelo Dr Marcelo Blaya, psiquiatra que teve sua formação nos Estados Unidos e que praticou e ensinou aos residentes na Clinica Pinel em Porto Alegre, chamando este profissional de “atendente psiquiátrico” também nesta pratica a Dra Carmen Dametto levou a pratica para o Rio de Janeiro, psiquiatra brasileira e aprendiz do Dr Marcelo.6

O Brasil tem estruturado se estruturado desde 1987 com atenção a psiquiatria, o processo psicossocial representa um conjunto de meios (programas e serviços).Que são desenvolvidos para pessoas com problemas mentais severos e persistentes,estes programas possibilitam a restauração e a autonomia de suas funções.(Brasil 2004)

Deixando de se ocupar apenas com o distúrbio em si, e a prescrição de medicamentos e aplicação de terapias, devendo ocupar-se também com o cotidiano daquele que sofre. (Pitta 2001)

A organização mundial da saúde alerta que até países desenvolvidos, que facilmente poderiam lidar com a saúde mental não o fazem. Levantamento atesta que 450 milhões de pessoas são atingidas com transtornos mentais. (Organizção Panamericana de La Salud, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com