TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Ergonômico

Monografias: Laudo Ergonômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

. INTRODUÇÃO:

A análise ergonômica do trabalho foi realizada na EMPRESA-SERVIMAN LTDA, localizada no bairro de Pontezinha, Cabo-PE. Onde a atividade do operador é operar a máquina e realizar a manutenção básica. Abrir valas, escavar material para nivelamento do terreno, drenar e aterrar solos, abastecer o caminhão caçamba com terra. Este laudo torna possível entender à atividade do operador de retroescavadeira incluindo posturas, esforços, busca de informações, tomada de decisão e comunicações, como uma resposta pessoal a uma série de determinantes, algumas das quais relacionadas à empresa (projeto da estação do trabalho, organização do trabalho formal, restrições de tempo, etc.) e outras relacionadas ao operador, idade, características antropométricas, experiência, etc.

Procuramos fazer uma análise simplificada do trabalho do operador da máquina, com ênfase nos aspectos organizacionais, como forma de identificar as disfunções do sistema homem-tarefa, sem deixar de considerar os fatores ambientais que influem diretamente sobre seu trabalho, para finalmente, propor recomendações ergonômicas que visem reduzir a carga de trabalho e dentro de um objetivo mais amplo, melhorar a qualidade do processo de trabalho e bem estar ao funcionário.

1.1 OBJETIVOS

Este trabalho teve como objetivo principal avaliar as condições ergonômicas

do posto de trabalho do operador de retroescavadeira, utilizados no abastecimento de caminhões com terra. Observamos também, as condições de trabalho e o perfil do operador, carga de trabalho físico, fatores físicos e ambientais presentes durante a atividade. (ruído, calor, iluminância e vibração).

Avaliamos também ergonomicamente, o posto de trabalho, quanto ao acesso, assento, projeto e compatibilidade de controles, instrumentos e visibilidade.

.

2. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

O trabalho é uma atividade própria do ser humano enquanto ser social. Existem vários entendimentos para a atividade laboral, de acordo com a forma de abordagem. procuraram diferenciar as atividades humanas de trabalho. Para os pesquisadores, a distinção deve recair na classificação das atividades do homem em "trabalho" e "não trabalho".

A palavra Ergonomia vem do grego ergon (trabalho) e nomos (legislação,

Normas). Pode ser entendida como a ciência, que procura configurar, planejar,

adaptar o trabalho ao homem, respondendo questões levantadas em condições de trabalho insatisfatórias (DUL & WEERDMEESTER, 1994; IIDA, 1993; MONTMOLLIN, 1995).

A Ergonomia possui vantagens em relação a outras áreas do conhecimento, que pesquisam o trabalho, pois, apresenta natureza aplicada em especial, caráter interdisciplinar. O caráter aplicado está fundamentado na adaptação do posto de trabalho e do ambiente cotidiano às necessidades e características humanas, enquanto a interdisciplinaridade significa que a ergonomia se apoia e utiliza informações de outras áreas do conhecimento humano para alcançar seus objetivos. A interdisciplinaridade proporciona ao ergônomo, bagagem para entender as necessidades e dificuldades do trabalhador e dos mais variados tipos de profissões existentes em nossa sociedade (MONTMOLLIN, 1995).Para CARVALHO (1984), a ergonomia propõe preservar o homem da fadiga, do desgaste físico e mental, colocando-o apto ao trabalho produtivo.

Houve um tempo em que o trabalho com máquina pesada era vista como um trabalho desconfortável, onde os operadores se estressavam, e se desgastavam para acionar a embreagem e engatar as marchas. Bem como o manejo com as seis alavancas para acionamento dos cilindros hidráulicos, eram de difícil controle, que exigiam do operador, mais atenção ao manuseá-las. Hoje, cada vez mais, as máquinas, estão incorporando itens de conforto e tecnologia comuns aos carros de passeio: o ar condicionado, direção hidráulica, cabines, climatizador, uso de joysticks e regulagens de altura e amortecimento de impacto no banco. E a embreagem foi substituída por um sistema de conversor de torque, onde com uma alavanca, parecida com uma chave de seta, o operador posiciona a máquina para frente ou para trás, eliminando as marchas.

2.1- Descrições das Áreas Analisadas

O operador executa suas atividades, em área externa da empresa, a qual no momento estava enchendo com material um caminhão caçamba. O local é a céu aberto, sem proteção adequada contra alterações climáticas, com presença de ruído constante durante a atividade.

2.2- Funcionário que executa a atividades de operador de retroescavadeira: 01

2.3- Funções da área:

Para que o trabalho seja realizado por completo, é necessária a presença dos profissionais de:

• Operador de retroescavadeira- 01

• Motorista de caminhão caçamba- 01

2.4- Descrição de modo de realização da atividade:

O trabalho é realizada sentado na máquina, jornada de trabalho excessiva, com pausas somente para almoço, sob máxima atenção, com movimentos repetitivos nos braços, mãos, pernas, pés e pescoço. E, além disto, exercendo uma constante força para manuseio de freios.

2.5 Riscos encontrados

RISCOS OCUPACIONAIS FONTES GERADORAS

FÍSICOS

- Ruído e Vibração

- Radiação ultravioleta

- Calor e Frio - Escavadeira

- Sol

- Alterações climáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com