TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Das mãos

Monografias: Lavagem Das mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena.

A legislação brasileira por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998, e da RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002, estabelece, respectivamente, as ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde e as normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Esse instrumento normativo reforça, o papel de higienização das mãos como ação mais importante na prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Entretanto, apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, nota-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue a recomendação de Semmelweis em suas práticas diárias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, também tem dedicado a esforços na elaboração de diretrizes e estratégias de implantação de medidas visando à adesão à prática de higienização das mãos.

O QUE É HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS?

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e anti-sepsia cirúrgica das mãos.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

A pele das mãos recolhe-se principalmente, duas populações de microrganismos: Os pertencentes à microbiota transitória. A microbiana residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas das mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas internas da pele.

Os patógenos hospitalares mais relevantes são: Sthaphylococcus aureus, Sthaphylococcus epidermidis, Enterococcus spp., Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella spp., e leveduras do gênero Candida. As infecções relacionadas à assistência à saúde geralmente são causadas por diversos microrganismos resistentes aos antimicrobianos, tais como S. aureus e S.epidermidis, resistentes a oxacilina/meticilina; Enterococcus spp., resistentes a vancomicina; Enterobacteriaceae, resistentes a cefalosporinas de 3ª eração e Pseudomonas aeruginosa, resistentes a carbapenêmicos.

As taxas de infecções e resistência microbiana aos antimicrobianos são maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vários fatores: Maior volume de trabalho, presença de pacientes graves, tempo de internação prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maior uso de antimicrobianos.

A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:

• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato;

• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.

As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem, ser higienizadas utilizando-se água e sabão, preparação alcoólica e anti-séptico.

A utilização de um determinado produto depende das indicações descritas abaixo;

- Uso de água e sabão:

Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

Este procedimento deve ser realizado ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes e após as refeições, antes de preparo dos alimentos, antes de preparo e manipulação de medicamentos.

- Preparação Alcoólica:

Manipulação de invólucros de material estéril.

IMPORTANTE

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com