TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer E Direto Social

Artigos Científicos: Lazer E Direto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da leitura da unidade 2, sobre a trajetória do texto legal de nossas constituições em torno da temática do lazer, bem como do processo histórico das políticas de lazer em nosso país, escreva uma pequena carta (de no mínimo uma lauda) a um amigo de outro país interessado em conhecer algo dessa relação entre lazer e direito social no Brasil. Comente com ele aspectos relevantes observados durante essa trajetória histórica, até chegar aos dias atuais.

Olá meu caro amigo,

Como vai ? Aqui estamos todos bem. Trabalhando muito e na correria como sempre. Recebi seu e-mail sobre sua pesquisa e fiquei muito contente em saber que está estudando sobre o Brasil aí em seu país. É sobre recreação e lazer, não é mesmo ?

O que posso te dizer é que o lazer é um direito social aqui no Brasil, garantido pela nossa constituição. O descanso, o lazer, a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas, assim como a remuneração dos feriados, hoje, são direitos de qualquer cidadão.

Mas foi um longo caminho percorrido até aqui, viu. Durante séculos, os operários trabalhavam na faixa de noventa e seis horas semanais, não restando muito tempo para o descanso ou lazer. É quase inacreditável, não é ? Pensar que uma pessoal trabalhava dezesseis horas por dia. Mas com o avanço tecnológico e as lutas políticas e partidárias, isso foi sendo mudado no decorrer dos anos. Essas lutas contestavam os baixos salários e as condições perversas de trabalho. As noventa e seis horas semanais caíram para noventa horas, depois para setenta e duas horas, e mais adiante, sessenta horas semanais, até chegarem às quarenta e quatro horas semanais dos dias de hoje. E foi por meio dessas lutas que o lazer, entre outras conquistas, foi deixando de ser propriedade das classes privilegiadas, e tornando-se um princípio de equalização social. A cidadania se desenvolveu. A noção de cidadania parte então, dos direitos civis, passando pelos direitos políticos e chegando aos sociais.

O sistema educacional e os serviços sociais são identificados como provedores de direitos sociais. De acordo com nossa constituição, são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, e a infância, a assistência aos desamparados.

Como você pode ver meu amigo, foi um longo caminho percorrido até os dias de hoje. O Lazer tornou-se um instrumento de igualdade, e tê-lo como direito é um grande avanço social.

Bem, meu caro amigo, vou ficando por aqui, e espero poder lhe ajudar nas suas pesquisas sobre o Brasil, sempre que precisar.

Até mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com