TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Fitts

Pesquisas Acadêmicas: Lei De Fitts. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

TROCA VELOCIDADE-ACURÁCIA EM TAREFA DE CONTORNAR FIGURAS GEOMÉTRICAS

DR. VICTOR HUGO ALVES OKAZAKI

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP e Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (Paraná – Brasil)

MS. DANIELLE BRANDALIZE

Mestre em Educação Física pela UFPR (Paraná – Brasil)

MS. NATALIA KOPP OKAZAKI

Mestre em Educação Física pela UFPR (Paraná – Brasil)

MS. BIANCA DRABOVSKI

Mestre em Educação Física pela UFPR (Paraná – Brasil)

DR. IVERSON LADEWIG

Doutor em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh e Professor Associado do Depto. de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (Paraná – Brasil)

RESUMO

O presente estudo analisou o paradigma da relação inversa velocidade-acurácia, através da lei de Fitts, em tarefas de contornar figuras geométricas. Um software especialmente desen-volvido permitiu manipular a forma (quadrado, triângulo e diamante) e o tamanho da figura (perímetro e número de voltas para contorná-la), e a espessura da linha, fornecendo índices de dificuldade (ID) entre 2,32 e 8,46 bits. Foi verificada a robustez da lei de Fitts na tarefa de contornar figuras geométricas. Ademais, foi sugerido que, em análises que contemplem o número de repetição da tarefa (por exemplo: com movimentos discretos e cíclicos), o índice de dificuldade pode ser calculado a partir do número de tentativas, apresentando uma relação TM x ID exponencial ao invés de linear.

INTRODUÇÃO

Um dos princípios mais fundamentais do movimento humano é o que trata da relação inversa na geração da velocidade e no controle da acurácia de um mo-vimento (SPARROW; SPARROW, 1991; BOOTSMA et al., 2004). Este princípio estabelece que a maior exigência na acurácia, tende a ser compensada pela redução na velocidade do movimento. Ao passo que, quando essa demanda na precisão é reduzida há maior possibilidade na geração de velocidade no movimento (WOO-DWORTH, 1899; FITTS, 1954; FITTS; PETERSEN, 1964). Woodworth (1899) foi o primeiro pesquisador a tentar identificar as variáveis responsáveis pela relação entre a velocidade e a acurácia para tentar descobrir os processos subjacentes ao seu controle. Através da tarefa de realizar traços em direção a duas linhas paralelas, foi demonstrado que o aumento na velocidade e a oclusão do feedback visual resulta-ram em maior erro de resposta. Assim, Woodworth (1899) apontou que a menor possibilidade de utilização de feedback, para as correções necessárias que garantam a acurácia no movimento, seria a principal responsável pela relação inversa velocidade-acurácia. Suporte para a explicação da relação inversa velocidade-acurácia através da utilização do feedback também foi verificada em estudos posteriores (CROSSMAN; GOODEVE, 1963/1983; BEGGS; HOWART, 1972; MEYER et al., 1982, 1988). Entretanto, foi a partir da explicação fornecida por Paul Fitts (FITTS, 1954; FITTS; PETERSEN, 1964), que conseguiu expressar matematicamente esta relação inversa, que este paradigma ficou mais conhecido.

Utilizando a teoria da informação (SHANNON, 1948; MILLER, 1953), foi levantada a hipótese de que a capacidade de transmissão da informação fixa do sistema motor possibilita um caminho para analisar a relação entre a distância (D), o tamanho do alvo (A) e o tempo de movimento (TM). Por conseguinte, a dificuldade da tarefa poderia ser mensurada em bits utilizando uma informação métrica e que, considerando uma tarefa de movimento, a informação seria transmitida através de um canal de comunicação estocástico de ruído que modela o comportamento do sistema motor humano (FITTS, 1954). Para tanto, foi utilizada uma adaptação do teorema 17 de Shannon (1948), que expressou a capacidade de informação efetiva C (em bitts/segundo), de um canal com comprimento de banda B (em Hz), tal como: C = B log2((S + N) / N), no qual N é a potência do ruído e S é a potência do ruído. Fitts afirmou que, em taxa máxima de transmissão da informação (por exemplo, realizar um movimento com maior velocidade possível), o sistema motor humano se comporta de acordo com uma relação logarítmica através da seguinte adaptação no teorema 1/TM com B, 2D com S + N, e A com N para obter a rela-ção de troca velocidade-acurácia proposta na equação: MT = a + b log2(2D/A), no qual a e b são constantes empíricas, e o logaritmo de 2D/A foi chamado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com