TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Haolt

Trabalho Universitário: Lei De Haolt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Realização de um procedimento experimental com a finalidade de determinar a massa molecular de uma substância pela medida da elevação do ponto de ebulição, verificada entre solvente e solução.

Introdução

A Lei de Raoult trata-se de como ocorre à variação da pressão parcial de um vapor (solvente) ao se adicionar uma substancia não volátil (soluto), deduzindo-se juntamente a isso que a pressão parcial do vapor de um solvente é proporcional a sua fração molar.

Soluções ideais são as soluções que obedecem à lei de Raoult. Sendo elas as que possuem numero de entalpia mais próximo do zero. Ressalvando que esta lei só a aplica a soluções diluídas.

Esta lei pode ser expressa matematicamente da seguinte forma:

P=P0X

• P: é o valor do vapor do solvente

• P0: pressão do vapor do solvente puro

• X: fração molar do solvente

Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independentemente da natureza dessas partículas. O importante é o número relativo das partículas.

O fenômeno físico onde uma substância passa do estado líquido para gasoso é a vaporização e pode ocorrer de duas maneiras:

- por evaporação, que é uma vaporização calma e ocorre somente na superfície do liquido;

- por ebulição, que é uma vaporização turbulenta, com a formação de bolhas em todo o interior do líquido.

Para que a ebulição aconteça, é necessário que a pressão do vapor (p0) existente no interior de cada bolha seja igual ou superior à pressão externa. Podemos dizer que: um líquido entra em ebulição quando a pressão máxima de seus vapores (p0) torna-se igual à pressão externa. No caso de um recipiente aberto, é a pressão atmosférica local.

Chama-se elevação do ponto de ebulição de uma solução (Δte), a diferença entre temperatura de inicio da ebulição (t2) e a temperatura de ebulição do líquido puro (t1).

Ebuliometria é o estudo do aumento da temperatura de ebulição de um solvente quando nele se dissolve uma substância não-volátil.

∆te = Ke . Mm

Onde:

∆te: elevação da temperatura de ebulição

Ke: constante ebuliométrica (característica do solvente).

Dessa forma, a ebuliometria envolve medidas da elevação da temperatura de ebulição de um solvente quando um soluto (não volátil) está dissolvido nele.

Materiais e reagentes

• Béquer 100 e 250 ml

É um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. São graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.

• Tubos de ensaio com rolhas

Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen.

• Estante para tubos de ensaio

Apoiar tubos de ensaio.

• Manta aquecedora

É um aparelho calorífico capaz de gerar calor para promover o aquecimento de soluções. Uma manta de aquecimento é um aparelho geralmente com forma de um semi-círculo com um fundo revestido por lã acrílica que permite um aquecimento eficaz e evita as perdas de calor para o exterior. A manta de aquecimento é especialmente usada nas destilações, filtrações a quente e em operações que exijam um aquecimento forte sem perdas de calor. Devido ao seu formato, as mantas são muito usadas para aquecer balões de fundo redondo.

• Balao de fundo redondo de 200 ml

A sua aplicação restringe-se a destilação, processo de separação de constituintes de misturas liquida ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energético.

Normalmente manta de aquecimento, bico de Bunsen ou banho do fluído até este entrar em ebulição.

O balão de destilação, como também é conhecido, só deve estar cheio até cerca de metade da sua capacidade, para evitar projeções do líquido.

O balão de fundo redondo é de vidro, uma vez que a sua utilização exige temperaturas muito elevadas não podendo por este fato ser de outro material.

• Condensador

Um condensador tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Ele é dividido em duas partes: Uma onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água) resfriado para baixar a temperatura interna do condensador. Um vapor aquecido entra no condensador e encontra uma superfície com uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulição, e então condensa (ou liquefaz).

• Papel de filtro

É um tipo de papel utilizado como meio filtrante quer em filtrações simples, quer em filtrações a pressão reduzida. Trata-se de um tipo de papel com elevado grau de celulose e, em alguns casos, algodão.

• Chapa aquecedora

Aquecer amostras de forma uniforme com temperatura constante, podendo ser controlada de forma analógica ou digital. Mais segura por não ter uso de fogo.

• Filtro simples

Usado para transferências de líquido de um recipiente para outro. Pode também ser usado para filtrações em laboratório, isto é, na separação das fases de misturas heterogêneas, quando usado com um papel filtro.

• Pipeta 5 e 10ml

Medição e transferência rigorosa de volumes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com