TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Fiscal E Responsabilidade Fiscal

Dissertações: Lei Fiscal E Responsabilidade Fiscal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  5.827 Palavras (24 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ANA PAULA DOS SANTOS

ARIELA DE SOUZA

LAURIENE ROCHA

PAULA DE ASSIS DOS SANTOS

PRISCILA FELICIANO DOS SANTOS

ROBERTO LACERDA BURIGO

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS E A VISÃO DO SER HUMANO: Seminário Introdutório

Araranguá

2011

ANA PAULA DOS SANTOS

ARIELA DE SOZA

LAURIENE ROCHA

PAULA DE ASSIS DOS SANTOS

PRISCILA FELICIANO DOS SANTOS

ROBERTO LACERDA BURIGO

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS E A VISÃO DO SER HUMANO: Seminário Introdutório

Trabalho apresentado as disciplinas de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia e ética da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professores: Adriana Rampazo

Marcelo Silveira

Wilson Sanches

Márcia Bastos

Araranguá

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ADMINISTRAÇÃO E HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 5

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 7

2.1.1 Teoria geral da administração – TGA 7

2.1.2 Teoria clássica 9

2.1.3 Teoria das relações humanas 10

2.1.4 Teoria da burocracia 11

2.1.5 Teoria comportamental 11

2.1.6 Teoria dos sistemas 12

2.2 TEORIAS DO TRABALHO 13

3 PESQUISA 17

3.1 QUESTIONÁRIO GESTOR 17

3.2 QUESTIONÁRIO TRABALHADOR 19

3.3 ANÁLISE DOS DADOS 21

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

A administração é uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento das atividades empresarias. Empresas bem administradas tendem a alcançar um sucesso maior e mais duradouro do que empresas que não utilizem adequadamente as técnicas oferecidas pela administração.

Por se tratar de uma ciência, a administração passou por diversas fases e foi vista sob diversos prismas, dependendo da época e das tendências do período analisado.

Inicialmente a administração pregava que o foco das atividades era a empresa e os procedimentos por ela realizados. O importante era produzir o máximo utilizando-se o mínimo possível de materiais e recursos.

Posteriormente, passou-se a admitir que com empregados desmotivados, produção e qualidade eram indicadores que tendiam a baixar consideravelmente, mudando a administração o seu foco da produção para as pessoas que produzem, para os indivíduos.

Com as mudanças ocorridas, o papel e a visão do administrador também tiveram que se adaptar às novas tendências, surgindo um administrador que ao invés de se impor diante dos colaboradores, torna-se um parceiro dos mesmos.

O trabalhador também mudou. Agora a indivíduo busca no trabalho não só seu sustento, mas também, realização profissional e pessoal, já que o trabalho permite que este conquiste seus sonhos e alcance seus objetivos.

Atualmente, cada empresa define como irá administrar suas atividades, no entanto, aquelas que não dão a devida atenção aos desejos e necessidades de seus colaboradores, tendem a ver sua produtividade e a qualidade de seus produtos e serviços cair e, consequentemente, a satisfação dos clientes, patrimônio maior de uma empresa, não será alcançada.

Os níveis de linguagem também caracterizam um importante objeto de estudo. Isso ocorre, pois a maneira de comunicar-se, de expressar-se de cada indivíduo difere da maneira utilizada pelos demais. Em uma empresa onde existem pessoas com os mais variados graus de instrução, diferentes culturas e hábitos, as formas de expressar-se de cada um também diferem grandemente.

Ao alterar o nível de linguagem utilizado, a gestor equipara-se ao colaborador, fazendo-se entender mais claramente e demonstrando respeito às diferenças existentes entre os indivíduos.

Sob essa ótica, pode-se afirmar que ao aplicar as teorias administrativas a empresa desenvolve mais uma ferramenta de fidelização de clientes e manutenção de profissionais capacitados.

Além disso, percebe-se que é papel do administrador conhecer a empresa, os colaboradores e as características de cada um, adaptando-se a eles de modo que a mensagem transmitida seja perfeitamente compreendida pelo receptor da mesma.

Administrar é um conjunto de fatores e conhecimentos que, quando utilizados em conjunto, agregam valor ao trabalho do administrador, melhoram a realização de procedimentos na empresa e permitem o alcance dos objetivos de todos, sejam empresariais, profissionais ou pessoais.

2 ADMINISTRAÇÃO E HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

A administração é a ferramenta que permite às empresa alcançar seus objetivos e metas, de modo a desenvolver-se e permanecer no mercado.

Maximiano (2000, p.25) afirma que:

A administração é processo ou atividade dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.

Para que a administração de uma empresa seja eficiente e realize as tarefas demandadas pelo mercado, é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com