TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leite materno

Seminário: Leite materno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Leite materno se refere ao leite produzido pela mulher e é utilizado para amamentar o bebê através do aleitamento. É ele a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos. A amamentação é uma relação envolvente e recíproca entre mãe e filho. Embora os reflexos envolvidos sejam naturais, amamentar não é um ato instintivo trata-se de um processo de aprendizado como andar e falar, pois isso requer prática e tempo para ser aprimorado.

O leite materno é o alimento ideal e a maneira natural de alimentar o bebê, apresentando muitas vantagens tanto para a mãe como para o bebê. O leite materno tem uma composição de nutrientes específica para acompanhar as necessidades da criança durante seu crescimento. O leite materno contém anticorpos da mãe que passam para o bebê, protegendo-o contra infecções. Além disso, combate a diarréia, anemia e desidratação.

Benefícios do Aleitamento

A amamentação traz uma grande quantidade de benefícios para a mãe e para sua criança.

O aleitamento materno tem várias vantagens para a mãe, tais como:

 Reduz a incidência de câncer de mama.

 Protege a mulher contra a osteoporose.

 Torna mãe e filho mais íntimos.

Entre as vantagens para o bebê estão:

 Redução de incidência de doenças alérgicas, como alergias

alimentares e asma.

 Redução de ocorrência de diarréia.

 Reduz incidência de diabetes.

 Redução do numero de internações hospitalares.

 Redução na ocorrência de otite média.

 Redução na ocorrência de infecções respiratórias.

Além das vantagens do aleitamento, somente em raríssimas ocasiões – como na mãe portadora do vírus HIV- ele está contra indicado. Na maioria das vezes, todas as dificuldades referentes à amamentação ao seio são de fácil solução, desde que consultada a pessoa adequada. Mesmo a mãe que trabalha fora pode continuar oferecendo o seu leite como alimento à sua criança, basta que o esgote

e armazene.

É muito comum ouvirmos opiniões do tipo:

 a mulher que fez plástica nos seios não consegue amamentar.

 a amamentar ao seio faz a mãe aumentar o peso.

 algumas mães têm o leite fraco.

 Algumas mães têm pouco leite.

Todos estes comentários, e muitos outros que se ouve diariamente, não são verdadeiros.

O tamanho dos seios não influencia a amamentação pois o tamanho a e forma dos seios são dados pelo tecido gorduroso e o leite é produzido pelo tecido glandular. A quantidade de tecido glandular é aproximadamente a mesma em todas as mulheres.Também na cirurgia plástica dos seios este tecido glandular é preservado, não interferindo com a amamentação.Não existe relação clara entre a amamentação e o ganho de peso das mães. As mudanças de peso da mãe que amamenta são devidas a uma grande variedade de fatores. Algumas mulheres ganham peso enquanto outras perdem, sendo que isso ocorre também com as mães que usam alimentação artificial (mamadeiras). Um beneficio grande da amamentação é que ela estimula a liberação sustância que atua na contração do útero. Isto pode auxiliar na recuperação mais rápida da sua “antiga forma”. Outro beneficio é que a amamentação ao seio exige um gasto calórico muito grande da mãe, auxiliando na recuperação do seu peso normal. Não existe leite fraco! Algumas vezes, contudo a mãe pode achar que o bebê está querendo mais leite do que ela está produzindo. Existem algumas maneiras fáceis da mulher aumentar a produção de leite:

 Aumentar a freqüência das mamadas. Se a mãe esta oferecendo o seio a cada 3 horas durante o dia, experimentar oferecer o seio a cada 2 horas. Isto muitas vezes, é estimulo suficiente para que a produção de leite aumente. Lembrando que quanto mais vazios os seios ficarem durante o dia, maior será o estimulo para o aumento da produção.

 Permita que o bebê mame durante mais tempo. As crianças têm ritmos diferentes de mamar, assim como os adultos comem em velocidades diferentes. Aumentar a duração das mamadas pode permitir que uma criança mais tranqüila para mamar consiga retirar todo o leite do seio, coisa que uma criança mais a vida faz num tempo bem menor.

Muitas vezes estas simples medidas são suficientes para que uma mãe que acredita ter “leite fraco” passe a amamentar o seu filho com satisfação para ambos.

Diferença entre os leites: Materno, Animal e Artificial

Leite Materno Leite Animal Leite Artificial

Proteínas Quantidade adequada e fácil de digerir. Excesso, difícil de digerir. Parcialmente modificado.

Lipídeos Suficiente em ácidos graxos essenciais, lípase para digestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com