TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler E Dort

Pesquisas Acadêmicas: Ler E Dort. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

Ergonomia

(Do grego "ergos" que significa trabalho, e "nomos" que significa sabedoria) é uma área de conhecimento que envolve a adaptação de ferramentas às necessidades do trabalhador, ao invés de tentar fazer o trabalhador se adaptar à ferramenta.

• Mobiliário

• Postura

• Posicionamento

• Iluminação

• Temperatura

• Nível de Ruído

Mobiliário

Destacamos:

1. CADEIRA - no trabalho com terminal de vídeo, que implica quase sempre em longas jornadas, a fadiga é a conseqüência de trabalho muscular estático, de modo que a cadeira deve ter características que possam facilitar as mudanças posturais confortavelmente.

Assento e encosto estofados e revestidos de material perspirante, com densidade e consistência à suportar até 2 cm. de depressão, pelo peso do usuário, sem ser mole ou duro.

Assento e encosto reajustáveis para a altura e suporte lombar, para manutenção da anatomia da coluna vertebral; braços para suporte e apoio, sem contudo interferir nos movimentos e na aproximação com a mesa.

O assento terá extremidades arredondadas para não interferir na circulação dos membros inferiores, e os pés da cadeira devem ser os mais estáveis possíveis, com 5 pés e rodízios para sua movimentação.

2. MESA - com dimensões apropriadas ao tipo de tarefa a ser desenvolvida e espaço suficiente para a movimentação do usuário, fazendo com que adote postura correta.

Manter os terminais de vídeo e teclados, nas altura e posições a serem ainda indicados; ser de material anti-reflexivo para evitar incidências desagradáveis de reflexos luminosos nos olhos dos usuários.

3. APOIO PARA OS PÉS - com inclinação de 20 graus para melhorar a firmeza do corpo do operador, bem como para melhorar a circulação venosa de retorno e ajudar na postura angular das articulações de membros inferiores.

Postura

Sentar de modo ereto preservando as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, distribuindo a pressão sobre os discos inter-vertebrais.

Os braços formando ângulo de 90 graus com antebraços, aliviando o trabalho dos ombros, estando os punhos na linha do antebraço, não fletindo além de 25 graus, nem desviando lateralmente.

Apoio na região lombar e coxas nos assentos, ficando mantidas as articulações do quadril, do joelho e do pé em aproximadamente 90 graus; com os joelhos ligeiramente acima da articulação do quadril, para não desestabilizar a coluna vertebral, e apoio para os pés (figura 12).

CABEÇA: A cabeça não deve ser mantidamuito inclinada em relação ao eixo do tronco; Quanto maior for a flexão do pescoço, maiores serão as ocorrências de problemas relacionados a coluna cervical (pescoço).

TRONCO: (COLUNA) Manter a cabeça e a coluna ereta, o abdômen contraído de forma que o peso do corpo seja descarregado na região das nádegas; Posicionar o encosto da cadeira na altura da coluna lombar em atividades de secretaria, digitação, na altura torácica ema tividades de supervisão e reuniões, na altura da coluna cervical em atividades gerenciais; Sempre que houver necessidade de movimentos giratórios, fazê-lo com todo o corpo, evitando-se, assim, torções desnecessárias.

BRAÇOS: Deverão ser mantidos na linha do tronco ou levemente deslocados para a frente; Observar constantemente se os ombros estão relaxados, evitando-se tensões desnecessárias da musculatura, da região dos ombros e pescoço.

PERNAS: Sentar-se de forma a ocupar todo o assento, desde a parte posterior até a parte posterior do mesmo; encaixar a parte sacrococcigeana no espaço livre entre o encosto e o assento (para que o peso seja suportado pelas nádegas).

PÉS: Os pés deverão estar com toda a planta poiada no chão, quando não for possível, deverá ser utilizado apoio para os pés.

Figura 12: Postura correta

Posicionamento

O posicionamento do terminal de vídeo deve estar em 90 graus com o plano da mesa, sendo a sua distância para os olhos de 45 cm a 70 cm, dependendo do tamanho dos caracteres e da tela. O ideal é manter a distância olho/tela, olho/teclado e olho/documento sempre iguais.

O topo da tela do monitor de vídeo deve estar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário.

O posicionamento do terminal de vídeo deve ser feito distante de janelas ou de modo que a tela fique perpendicular às janelas ou aberturas, sendo as mesmas protegidas por cortinas ou persianas que tornem a iluminação natural difusa, para diminuir o ofuscamento (figura 13).

A iluminação não deverá incidir diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com