TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler E Escrever

Monografias: Ler E Escrever. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever. estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

ESCRITA E INTERAÇÂO

Durante muito tempo, acreditou-se que o processo de elaboração de um texto dependia exclusivamente da pessoa que o escrevia, de seus conhecimentos linguísticos e de sua visão de mundo. Porém, com o avanço das pesquisas científicas sobre as concepções e modelos de leitura e as estratégias de produção textual, percebeu-se que essa atividade é muito mais complexa do que parecia. Para se efetivar, de fato, ela depende não apenas do seu locutor, mas também da presença do seu interlocutor.

Para entendermos o que é escrever devemos avaliar diversos aspectos que envolvem a escrita, como o aspecto cognitivo, o linguístico, sócio-cultural e histórico.

A escrita pode ser vista diante de alguns pontos de vista de acordo com o texto:

1. A escrita com foco na língua

Os adeptos dessa concepção creem que o processo de produção textual apenas depende do domínio do código linguístico, ou seja, da língua. Essa visão trouxe inúmeros danos às aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao estudo do texto e da escrita, deixando sequelas como os seguintes mitos: escreve bem aquele que simplesmente domina a gramática normativa; ou, só sabe escrever quem utiliza um vocabulário rebuscado. Assim o texto era somente um produto de codificação a ser decodificado pelo leitor, não abrindo espaço para nenhum tipo de implicitudes, o que está escrito é o que deve ser entendido.

2. A escrita com foco no escritor

Pode ser chamada de representação do pensamento. Nessa concepção, que por muito tempo permeou a mente de educadores e educandos do país, o indivíduo autor da enunciação funciona como senhor absoluto desta. O material escrito é visto apenas como um produto lógico-discursivo de quem o escreve, sem que houvesse interferência de nenhum outro indivíduo.

Outros fatores determinantes que são considerados pelo autor, durante seu processo criativo-produtivo, são as suas intenções comunicativas, pois quem escreve pretende alcançar objetivos definidos (persuadir, reclamar, informar, solicitar, etc.), e as experiências e conhecimentos prévios de seu interlocutor.

3. Escrita com foco na interação

a que melhor caracteriza o ato de escrever. A escrita é percebida como um processo de produção textual que exige de quem a realiza a ativação de conhecimentos e mobilização de várias estratégias.percebida como um processo de produção textual que exige de quem a realiza a ativação de conhecimentos e mobilização de várias estratégias. Aqui, tanto escritor, como leitor são sujeitos ativos na construção do texto. O texto é visto como um instrumento de comunicação, e são levados em consideração todo o aspecto cognitivo, linguístico, social e interacional.

Desenvolver um texto escrito é simular a ação do falante e a reação do ouvinte. Ou seja, escrever é emular a interação com o outro visando à perspectiva real de comunicação, ou melhor, vislumbrando o processo interativo entre locutor e interlocutor durante movimento do texto –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com