TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A fábula “A Cigarra e a Formiga” para Assistir, Ler, Escrever, Compreender, Interpretar e Refletir

Tese: A fábula “A Cigarra e a Formiga” para Assistir, Ler, Escrever, Compreender, Interpretar e Refletir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esta ATPS está voltada para a utilização da didática em sala de aula, tendo como objetivo aprimorar o conhecimento no desenvolvimento de uma aula. Nota-se a importância do educador em todas as etapas, desde o conhecimento físico até o conhecimento técnico de cada educando, respeitando os limites e as necessidades de seus alunos. Ao desenvolver o plano de aula verificamos as necessidades e procedimentos de aprendizagem das Instituições tendo como base a realidade vivida pelos alunos.

Destaca-se a importância da curiosidade do educando, para que o conteúdo proposto vá além dos muros da escola e ultrapasse barreiras.

Objetivos Didáticos

Identificar e trabalhar de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada criança, incentivando suas habilidades natas.

Estabelecer rotinas de trabalho, garantindo o desenvolvimento da criança tanto no aspecto físico como emocional.

Escolha do público alvo:

1ª série/2º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Prof. “Edemir Antônio Digiampietri”.

Perfil da turma para a qual a aula será preparada:

 28 alunos entre 7 e 8 anos

 Característica Principal: sala heterogênea, os alunos apresentam diferentes níveis de aprendizagens.

 Sala organizada em duplas e trios.

 A escola disponibiliza acesso a sala de informática onde os alunos tem oficina uma vez por semana, material didático...

 Também há uma biblioteca onde estão acessíveis materiais como: jornais, revistas, livros, vídeos...

 Quinzenalmente as crianças assistem a filmes pertinentes as matérias que estão sendo estudadas.

Tema escolhido para o plano de aula:

Fabula: A Cigarra e a Formiga.

Conteúdos Programáticos

No primeiro momento, os alunos assistirão a um vídeo com a história da Cigarra e a Formiga, após o vídeo serão feitos comentários sobre o mesmo.

Será dada ao aluno uma folha com o texto da fábula, que será lida pela professora e acompanhada pelos alunos, após a leitura será feito questionamentos orais sobre o tema.

Em seguida os alunos farão a reescrita e desenhos da história, tendo como base as estações climáticas e cruzadinhas para trabalhar a memorização dos alunos.

Para finalizar será realizada uma dinâmica onde no final será feita uma reflexão sobre valores morais.

Justificativa

De acordo com a moral da história, será apresentado aos alunos que na vida tem hora para brincar, e hora para trabalhar, assim possibilitar ao aluno vivenciar uma realidade que vai além do ambiente escolar. Com essa moral fará com que o educando reflita e interprete a fábula e observe a relação de valores morais, relacionando a temática com o cotidiano do educando.

Plano de aula para 2º ano do ensino fundamental

Disciplina-Português

Tema: A fábula “A Cigarra e a Formiga” para Assistir, Ler, Escrever, Compreender, Interpretar e Refletir.

Duração: 4 horas-aula

Introdução

Essa atividade é de suma importância para que o aluno possa assimilar o processo de leitura-escrita. Trazendo para a sala de aula atividades diversificadas o professor desperta a curiosidade do educando, possibilita ao aluno vivenciar uma realidade que vai além dos muros da escola. O vídeo auxilia o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano, e introduz novas questões no processo educacional.

O vídeo da história da cigarra e a formiga nos encantam com a história da trabalhadora formiga que durante todo o verão trabalha para estocar os alimentos que faltaram no inverno, ao contrario da cigarra que ignora o trabalho, pois acredita que a diversão é mais importante.

Objetivo Geral

Desenvolver o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.

Refletir e interpretar a fábula, observando a relação de valores morais dessa obra, relacionando a temática com o cotidiano do educando.

Procedimentos

1º momento

Os alunos assistiram a um vídeo com a história da “Cigarra e a Formiga”

2º momento

Após assistirem o vídeo, partindo da moral da história: “A Cigarra e a Formiga” serão feitos comentários sobre “hora do lazer e hora do prazer”.

3º momento

Atividades com textos

Nesse momento será dada ao aluno uma folha com o texto da fábula “A cigarra e a Formiga” que será lida pela professora e acompanhada pelos os alunos.

A Cigarra e a Formiga

Num dia soalheiro de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha fadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro. - Por que não ficas aqui há conversar um pouco comigo, em vez de te fadigares tanto? – Perguntou-lhe a Cigarra. - Preciso arrecadar comida para o Inverno – respondeu-lhe a Formiga. – Aconselho-te a fazeres o mesmo. - Por que me hei preocupar com o Inverno? Comida não nos falta... – respondeu a Cigarra, olhando em redor.

A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora. Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.

• Atividade oral

Após ter lido o texto será feitos os seguintes questionamentos

1-Quem são os personagens dos textos?

2-Porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com