TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Das Necessidades

Dissertações: Levantamento Das Necessidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Levantamento das Necessidades de Treinamento

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Grupo de Estudos ABRH 2012/1 – Treinamento & Desenvolvimento

O treinamento é visto, nos dias de hoje, como uma forma de desenvolver pessoas. Porém, ele só irá cumprir seu papel se for bem “aproveitado”. Para tanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Um dos mais importantes, sem dúvida, é descobrir o objetivo deste treinamento, qual sua origem? A quem ele é destinado? São alguns questionamentos básicos para se obter sucesso em um programa de treinamento.

Uma ferramenta conhecida e bem utilizada é o LNT - Levantamento de Necessidades de Treinamento, onde com passos claros podemos elaborar um bom programa que irá auxiliar no desenvolvimento deste treinamento e irá contribuir para o seu sucesso.

O LNT pode partir de um diagnóstico feito a partir de indicadores e informações que resultam na necessidade de um treinamento. Normalmente, um gestor ou até colaborador pode sentir que um treinamento é essencial e, a partir de então, segue-se um roteiro para a realização deste.

Outra maneira de se verificar se um treinamento é necessário ou não, pode ser através de entrevista com clientes internos e externos, análise de desempenhos, entrevistas de desligamentos ou qualquer outro indicador. É importante salientar que treinamento e desenvolvimento é um processo que não tem fim.

Assim como foi apresentado pelo grupo responsável por este tema, a seguir, algumas dicas básicas e necessárias, como:

- Desprezar treinamentos que não se justificam;

- A responsabilidade deve ser de todas as áreas envolvidas;

- Devem ser criados formulários, com o objetivo, forma de verificação de eficácia e prazos;

- Dever ser feita sempre uma avaliação com pontos positivos e negativos (onde esses devem sempre ser melhorados).

Estas avaliações, bem como, toda a necessidade de treinamento, podem partir de um plano anual da empresa, em nível estratégico e tático. Este plano deve ser e, provavelmente, será dinâmico. Pois, estará sempre alinhado com a missão, visão e valores da empresa e, principalmente, com o mercado o qual a empresa está inserida, que poderá sofrer modificações ao longo do ano.

Uma ferramenta bem conhecida e que também pode auxiliar, tanto no levantamento das necessidades, quanto no restante do programa de treinamento, são as perguntas formuladas pelo 5W2H, que podemos traduzir como:

1) Quem deve ser treinado?

2) Como treinar?

3) Em que treinar?

4) Por quem será treinado?

5) Onde treinar?

6) Quando treinar?

7) Para que treinar?

O LNT não é o fim, mas sem dúvida alguma, é um grande passo para se obter um maior grau de sucesso em um programa de treinamento, pois é uma forma eficaz de planejar e orientar todo este processo, como também, serve para apresentar à alta direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com