TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Mercadológico de São José

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais e Métodos

A fim de avaliar os conhecimentos da população quanto ao uso de margarinas e determinar quais as marcas mais consumidas no município de São José – SC, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 135 consumidores dos quatro maiores atacadistas de São José. Levantamento populacional segundo último censo (2010) para São José/SC é de 209.804 pessoas, mas a estimativa é de 253.705 pessoas. São 28 bairros.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa foi realizada junto aos quatro maiores supermercados do município São José/SC com o objetivo de identificar quais marcas de margarinas e manteigas mais consumidas, sendo que, para isso foram coletadas informações de clientes destes estabelecimentos através de questionário). Foram entrevistados 135 consumidores com idades entre 20 e 60 anos, homens e mulheres com grau de escolaridade variado, a margem de erro é de 8% para mais ou para menos. A coleta de informações nos supermercados B e C e como foram designados, foi feita aos sábados e domingos pela manhã , durante 02 (duas) horas , no período de 26 e 06 de Fevereiro de 2022.

Resultados e Discussão

A aplicação dos 152 questionários nos maiores supermercados de Lajeado nos permite a visualização do perfil dos consumidores quanto à sua preferência de consumo, a maioria dos consumidores entrevistados é formada por mulheres (76%), A faixa etária dos consumidores pesquisados, expressa no Gráfico 1, permite verificar que o número de consumidores acima de 51 anos é menor do que as demais faixas etárias. Fato este importante quando correlacionado com a mudança de hábito alimentar, ou seja, a troca do consumo de manteiga pelo consumo de margarina. O grau de escolaridade predominante nos consumidores pesquisados foi o ensino médio, seguido pelo ensino fundamental de 5ª a 8ª série e ensino superior.

A margarina mais consumida no supermercado C é a Doriana Trdicional, que é pouco consumida nos outros supermercados, no entanto, no somatório dos supermercados, as margarinas Becel e Qualy são as mais consumidas.

É possível verificar também que grande parte dos consumidores (38%), não observa as informações nutricionais apresentadas nos rótulos das embalagens dos produtos consumidos. Enquanto que 35% estão habituados a observar as informações e 27% costumam observar eventualmente estas informações

Conclusão

Verificou-se neste trabalho que o a escolha da margarinas mais consumidas, segundo a pesquisa, geralmente são as mais caras, portanto não é o preço do produto o principal fator de influência sobre a opção de consumo.

Buscando explicação para a preferência de consumo, verificou-se a propaganda veiculada pela mídia televisiva, no período de 22/02/2022 a 06/03/2022. Foram observadas, diariamente, as programações da rede local de televisão RBS TV, e verificou-se que, nos horários de maior audiência, foram exibidos aleatoriamente comerciais das margarinas Qualy, Becel, Doriana e Delícia, justamente as mais consumidas segundo a pesquisa, o que infere a influência da mídia na preferência de consumo.

Tendo em vista os resultados obtidos neste trabalho observa-se que os consumidores do município de São José-SC preferem margarinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com