TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Aula Tema2

Artigo: Libras Aula Tema2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

Libras_RDR

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1

Iniciado em quinta, 18 julho 2013, 22:00

Completado em quinta, 18 julho 2013, 22:03

Tempo empregado 3 minutos 35 segundos

Notas 6/6

Nota 0.86 de um máximo de 0.86(100%)

Question1

Notas: 1

A professora Sueli trabalha com a inclusão de um aluno com deficiência mental em sua turma de 1ºf; série do Ensino Fundamental. Tudo corre bem em relação à socialização deste educando. Entretanto, diante dos demais colegas, o atraso intelectual deste aluno é bastante significativo. Neste caso, como você resolveria a situação?

Escolher uma resposta.

a. Prosseguiria normalmente com as aulas. O atraso intelectual do aluno é justificável e ele tem direito de receber o mesmo tratamento que os outros alunos.

b. Encaminharia o aluno para o atendimento educacional especializado oferecido pela escola

c. Chamaria os responsáveis para explicar a situação e orientá-los sobre uma possível transferência

d. Esperaria um tempo para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao ritmo da classe ou precisaria de uma escola ou classe especial.

e. Solicitaria a presença de um professor-auxiliar para acompanhar o aluno em sala de aula.

Reposta correta: Encaminharia o aluno para o atendimento educacional especializado oferecido pela escola.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque o objetivo do ensino, numa perspectiva inclusiva de educação, não é fazer com que os alunos acompanhem uns aos outros, mas sim, oportunizar vivências em que todos produzam conhecimentos, sendo autores do seu próprio pensamento. Como é sabido, alunos com atraso intelectual têm algumas necessidades que precisam ser atendidas em outro espaço de educação denominado Atendimento Educacional Especializado – AEE, o que justifica o procedimento tomado pela professora.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Sérgio é um aluno com surdez profunda, tem treze anos de idade e frequentou, até o momento, uma escola de surdos. É o primeiro dia de aula, deste aluno, numa escola comum. O professor, percebendo que Sérgio não fazia leitura labial, procurou a diretora da escola para questionar a admissão desse aluno em sua turma, visto que ele não sabe se comunicar em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Se você fosse este professor, antes de tomar esta atitude:

Escolher uma resposta.

a. Providenciaria a presença de um intérprete de LIBRAS, solicitando um convênio com uma entidade local especializada em pessoas com surdez

b. Procuraria auxílio do professor de AEE com relação às obrigações e direitos deste aluno, a fim de buscar o recurso adequado à continuidade de seus estudos na escola comum

c. Deixaria Sérgio sentado com um colega de sala para copiar as atividades realizadas pela turma

d. Entraria em um curso de LIBRAS, assim, quando fosse falar com a direção, mostraria que numa próxima vez estaria preparado para receber o aluno.

e. Chamaria os pais deste aluno e os convenceria de que a escola de surdos seria mais apropriada para as necessidades dele

Resposta correta: Procuraria auxílio do professor de AEE com relação às obrigações e direitos deste aluno, a fim de buscar o recurso adequado à continuidade de seus estudos na escola comum.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque o professor do AEE disponibilizará conhecimentos ao professor da sala regular que ajudarão na construção das ações, a fim de que se construa uma prática inclusiva de ensino. A seleção de um tradutor e intérprete, para acompanhar o aluno com surdez durante todo o período escolar, é uma delas. Entretanto, é preciso considerar que outras demandas emergirão neste processo e buscar alternativas para esta questão.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Júlia é uma professora de escola pública e leciona há quatro anos na 2ª série do Ensino Fundamental. O fato de alguns de seus alunos estarem cursando pela terceira vez esta série é algo que a preocupa muito. Para acabar com suas preocupações, a melhor opção seria:

Escolher uma resposta.

a. Reunir-se com os professores e a diretora da escola e sugerir que estes alunos se transfiram para turmas da mesma faixa etária, até mesmo para as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caso algum já esteja fora da idade própria do Ensino Fundamental

b. Tentaria continuar nesta situação e ver como os alunos terminariam o ano letivo

c. Solicitar ajuda a coordenação e propor aulas especiais de acompanhamento a estes alunos no horário contrário às aulas.

d. Encaminhá-los a uma sala de alunos repetentes, a fim de que sejam melhores atendidos e menos discriminados

e. Propor à direção da escola que estes alunos sejam distribuídos entre as outras turmas de 2ª série, formada por alunos mais atrasados

Resposta correta: Reunir-se com os professores e a diretora da escola e sugerir que estes alunos se transfiram para turmas da mesma faixa etária, até mesmo para as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caso algum já esteja fora da idade própria do Ensino Fundamental.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque a história da educação brasileira revela muitos casos em que os estudantes são reprovados diversas vezes e parece já não mais caber na série compatível com os conhecimentos que produziram. A proposta inclusiva de educação defende que estudantes permaneçam junto de seus pares cronológicos, a fim de que tenham oportunidades de trocar experiências, conhecimentos e avançar no que se refere à produção dos conteúdos acadêmicos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Pensando que há um aluno com surdez, em sua sala de aula, verifique qual das atitudes abaixo condiz melhor com a prática de uma escola das diferenças, ou seja, uma escola inclusiva:

Escolher uma resposta.

a. Solicitar acompanhamento especial deste aluno, para que ele não se atrase em relação a turma e não se sinta desvalorizado.

b. Este aluno deve moldar-se à escola.

c. Valorizar o que o aluno é capaz de aprender até mesmo com seus grupos

d. Adaptar as lições e avaliações para que este aluno consiga construir conhecimentos.

e. Ao final do ano letivo é esperado que o aluno tenha aprendido da mesma forma, no mesmo ritmo, obtendo as mesmas ideias e opiniões.

Resposta correta: Valorizar o que o aluno é capaz de aprender até mesmo com seus grupos.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque não faz parte da idéia de escola inclusiva adaptar lições e avaliações. Cada ser humano tem seu ritmo de aprendizagem e a escola deve valorizar isso, valorizar as idéias e opiniões de seus alunos. Para tanto, a escola deve moldar-se ao seu aluno.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares é uma das metas das políticas públicas da educação no Brasil. O eixo central da inclusão é que todos tenham direito a uma educação de qualidade e para isso ocorra se faz necessário respeitar as suas diferenças e ter nas escolas profissionais específicos. No caso do aluno surdo que está incluído na escolar regular quais são os profissionais necessários para que este tenha acesso ao conteúdo escolar com a mesma qualidade que os ouvintes?

Escolher uma resposta.

a. É necessário ter na escola: intérprete de língua de sinais ou professor bilingue.

b. É necessário ter na escola: professor com boa vontade para aprender libras enquanto ensina o aluno surdo.

c. É necessário ter na escola: professor da educação especial que atenda ao surdo 1 vez na semana.

d. É necessário ter na escola: professor da educação especial que atenda ao surdo 1 vez na semana. e É necessário ter na escola: intérprete de língua de sinais e professor da educação especial para acompanhar o intérprete.

e. É necessário ter na escola: ao menos um professor de cada série com domínio de LIBRAS.

Reposta correta: É necessário ter na escola: intérprete de língua de sinais ou professor bilingue.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque a presença do intérprete de língua de sinais transmite ao surdo em tempo real o que esta sendo tido pela professora permitindo que o mesmo se aproprie dos conhecimentos distribuídos na sala de aula. O professor bilíngüe, isto é, sabe libras e português permite ensinar toda a matéria na própria língua do aluno surdo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

Estar matriculado na escola regular não significa estar de fato incluído, pois mesmos estando presentes nas escolas muitos alunos surdos continuam sendo ignorados. No caso especifico dos alunos surdos como fazer para que além de serem matriculados eles estejam de fato incluídos?

Escolher uma resposta.

a. Os alunos surdos quando matriculados nas escolas regulares precisam ser socializados, pois não estão acostumados com a convivência dos ouvintes.

b. Os alunos surdos devem ter acesso ao conteúdo escolar na sua própria língua, ou seja, a língua de sinais.

c. Os alunos surdos matriculados devem ser oralizados para que possam conversar com os colegas.

d. Os alunos surdos matriculados na escolar regular devem contar somente com a solidariedade dos colegas para não ficarem sozinhos.

e. O professor deve fazer dinâmicas, a fim de inserir o aluno de forma natural na turma.

Resposta correta: Os alunos surdos devem ter acesso ao conteúdo escolar na sua própria língua, ou seja, a língua de sinais.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque os alunos surdos só serão incluídos quando sua língua também for incluída e dessa forma eles poderão ter acesso ao conhecimento na sua própria língua tendo uma educação de qualidade e igual.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »