TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licitação Publica E Privada

Artigo: Licitação Publica E Privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Licitação Pública e Privada

No Brasil, atualmente duas leis condicionam as licitações públicas brasileiras. A primeira é a lei federal 8.666, de 1993, que detalha os modelos de licitação possíveis para todas as esferas e também o que pode ser dispensado de licitações. Em 2002, foi promulgada a lei federal 10.520 que regularizou uma nova modalidade de licitação: o pregão.

Licitação nada mais é que o conjunto de procedimentos administrativo para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal, ou seja, todos os entes federativos. De forma mais simples, podemos dizer que o governo deve comprar e contratar serviços seguindo regras de lei, assim a licitação é um processo formal onde há a competição entre os interessados.

Qualquer empresa pode participar de uma licitação, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs). No entanto, vários parâmetros são exigidos a cada licitação. Um dos principais é que o pretendente deve estar em dia com os seus impostos. Além disso, a empresa deve estar regularizada judicialmente, ou seja, ter contrato social atualizado e em vigor. A empresa também deve ter capacidade financeira para participar do negócio e capacidade técnica para o serviço que vai prestar ou produto que vai fornecer.

Todas as licitações exigem que a empresa que vai participar esteja cadastrada no órgão público. Por isso, é interessante conhecer os seus possíveis clientes mesmo sem saber se vai haver ou não uma licitação, ou seja, é importante se antecipar à licitação.

Normalmente, o órgão responsável pela compra é quem prepara toda a licitação. Alguns órgãos públicos têm departamentos de compras. Outros têm funcionários responsáveis.

Há também órgãos que usam a estrutura de outros departamentos mais familiarizados com o trâmite da licitação. Outra forma existente é quando os órgãos públicos criam a chamada Comissão Permanente de Licitação. Essa comissão é formada, normalmente, por um presidente e dois outros funcionários. Dependendo da licitação, um corpo técnico, chamado de "equipe de apoio", é incluído na comissão para que os detalhes técnicos sejam discutidos por especialistas.

EMPRESA PRIVADA

A empresa privada tem seu departamento de compra que tem como objetivos adquirir bens e serviços com a maior qualidade com o menor custo possível.

Neste setor tem dois modos de compra a centralização e a descentralização. As vantagens da centralização em compras são: O aumento do volume a ser adquirido proporciona maior poder de negociação para o comprador, principalmente em decorrência dos benefícios da economia de escala na fabricação e venda de produtos; a centralização das aquisições implica um único preço para cada item, independentemente da localização geográfica, garantindo uma uniformidade nesse quesito e melhor gestão de estoques, garantida pelo maior controle sobre o volume global dos materiais. Os pontos positivos da descentralização são a presença física do comprador na unidade propícia, resposta mais rápida nas aquisições em condição de urgência e emergência. O profissional gera mais afinidade com os problemas de abastecimento e cria uma maior autoridade e responsabilidade na administração do local. Inúmeras vantagens podem ser auferidas por quem compra, quando há número suficiente de fornecedores para os itens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com