TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção: diferenças entre empresa pública e privada

Tese: Recrutamento e seleção: diferenças entre empresa pública e privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 9

Recrutamento e seleção: diferenças entre empresa pública e privada

Resumo: Este artigo estuda as diferenças no recrutamento e seleção nas organizações pública e privada e suas características. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar o método aplicado por cada uma delas, onde a área pública o edital é o recrutamento e a seleção é o concurso, porém ambas com um único fim, obter assertividade no processo de captação e seleção de talentos.

Palavras-chave: seleção; concurso; processos captação; tendências.

Introdução

A área de Recursos Humanos dentro de uma empresa tem semelhança na razão de existir. Onde o objetivo é gerar lucro para o acionista e/ou parceiros através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o seu resultado, através de algum tipo de recurso.

Então o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso "Pessoas", ou seja, fazer com que acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa. Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos. “Recrutamento” é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. A seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo. Neste conteúdo queremos abordar as diferenças ao captar e selecionar pessoas nos diferentes contextos empresariais mencionados, estudar o processo de recrutamento e seleção, pois para á área de RH é importante o conhecimento amplo ao recrutar e selecionar pessoas, é importante a busca por informações sobre este meio o qual mexe com o desempenho e destino da organização, pois a empresa depende das competências dos profissionais para serem competitivas no mercado e isto depende do nível dos profissionais ao qual vão ser inseridos.

Objetivos.

Nosso objetivo é estudar o processo de recrutamento e seleção nos diferentes modelos de gestão, o que pretende analisar e apontar esses diferentes métodos em nível teórico aplicados na captação e seleção de talentos no meio público e privado. Daí mostrar a importância e reflexão em torno dessas atividades no seguimento de editais de concursos públicos onde exige certos critérios que devem ser seguidos a risca do contrário poderá denegrir a imagem e a credibilidade da empresa, se tratando de um processo de complexidade, e destacar que onde envolve parcerias externas, limitações da legislação, custo público, e ao patrimônio público, por isso deve-se agir cautelosamente na escolha do profissional correto.

Metodologia.

Para a criação desse artigo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema em conjunto com relato oral e informações através do endereço eletrônico das empresas CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e Leroy Merlin, cujos endereços estão citados no rodapé da página.

Dentre a principal autora sobre captação e seleção, destacamos Walnice Almeida (2009). No aspecto metodológico sobre pesquisa que se utilizem da oralidade seguimos as orientações e os pressupostos estabelecidos pela Professora Sandra Ortigoso (2013).

Seleção na Leroy Merlin

Como exemplo de empresa privada, selecionamos a Leroy Merlin que efetua processos de seleção para trainee, jovem aprendiz, cargos operacionais, entre outros,como qualquer outra empresa que visa a busca por profissionais pela gestão de competências assim como atrair e desenvolver os mesmos.

Há cinco anos a gestão de pessoas institui da Leroy o programa, Jovens Profissionais para encontrar pessoas que tragam o diferencial para a companhia. Com o objetivo de formar e desenvolver futuros líderes, o programa tem sido um suporte para o plano de expansão da empresa. O programa possui a duração de 18 meses, as exigências para se candidatar a vaga: formação superior completa. Nas quais as etapas do processo seletivo são: inscrições online, provas online, dinâmica de grupo e entrevistas individuais, painel e entrevistas com os gestores.

As dinâmicas de grupo são realizadas preferencialmente nas cidades em que a Leroy Merlin possui vagas para trainee. Já os painéis e entrevistas com os gestores ocorrem somente em São Paulo. A Leroy Merlin oferece treinamentos, principalmente no primeiro ano do Programa que são voltados para o desenvolvimento de competências de Liderança, Técnicas e Comportamentais, além dos módulos específicos para Negócios e Ferramentas. Aponta Sandra Ortigoso em relação às empresas:

...Há um avanço de recrutamento e seleção para educação corporativa. Na empresa comum utilizamos o conhecimento adquirido com a rotina do dia-a-dia já na área pública mantêm o edital onde é necessário agir com o máximo de cautela.

.

Concurso CPTM

Como exemplo de empresa pública, escolhemos a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), para falarmos do recrutamento e seleção da área.

Onde o edital de aviso público: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos abre concurso para vagas de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.082,72 é o recrutamento, e a seleção é o concurso que é realizado mediante provas de conhecimentos teóricos; avaliação de perfil profissional; prova prática da área concorrida onde os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso serão convocados para admissão e contratados pelo regime CLT, Legislação Trabalhista Federal Complementar e Legislação Estadual pertinente.

As inscrições são realizadas somente via internet, tendo datas de início de término pré- estipuladas assim como as taxas de pagamento que podem variam de acordo como o cargo pretendido. Concursos possuem data de validade a contar da publicação do edital de abertura de inscrições ou podendo ser prorrogado a critério da CPTM.

Processos seletivos na área pública: democratização do acesso ao serviço público

A Constituição, em seu art. 37, especificamente nos incisos de I a V e de VIII a IX, define a forma de ingresso no serviço público, que deve acontecer por meio de concurso público. O cuidado do legislador em instituir o concurso público como obrigatório tem como intenção primordial democratizar o processo de seleção, possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com