TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA GESTÃO PUBLICA E PRIVADA

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA GESTÃO PUBLICA E PRIVADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

1- BALANÇO ORÇAMENTARIO

Regulamentado pela lei brasileira 4.320/64, o Balanço Orçamentário é a demonstração contábil publica que discrimina o saldo das contas de receitas e despesas orçamentárias, comparando as parcelas previstas e fixadas com as executadas. Esse balanço também esta previsto na lei de Responsabilidade Fiscal, porem com mais detalhamento.

A verificação e analise desse balanço permite a definição dos indicadores que notaram a avaliação da gestão orçamentária e, em linhas gerais, da política fiscal pelo impacto da arrecadação e pela execução da despesa publica.

Ele apresentara as receitas, detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, e ressaltando a previsão inicial e atualizada; e apresentara também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza das despesas.

O balanço orçamentário discrimina, por seu lado direito as receitas orçamentárias (receita prevista, despesas previstas e créditos adicionais), e no seu lado esquerdo as despesas orçamentárias (despesa emprenhada, sub-empenhada, realizada e receita realizada).

2- BALANÇO FINANCEIRO

De acordo com a lei 4.320/64:

“O balanço financeiro demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros a titulo de receitas e despesas orçamentais, bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extra-orçamentária, CON com os saldos de disponibilidades do exercício anterior e aqueles que passarão para o exercício seguinte.”

Sendo assim o balanço financeiro é a demonstração contábil que evidencia os totais XXXX das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas bem como o saldo das disponibilidades que foram recebidas do exercício anterior e o que serão passados para o exercício seguinte.

O balanço financeiro é composto por duas colunas principais, sendo que na da esquerda situam-se as receitas orçamentárias, não orçamentárias e saldo da disponibilidade anterior, e na da direita as despesas (orçamentárias, não orçamentárias e saldo das disponibilidades que ficaram para o exercício posterior ao balanço).

3- DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.

A demonstração das variações patrimoniais (DVP) evidencia as alterações ocorridas no patrimônio da União durante o exercício financeiro, resultantes ou independentes da execução orçamentária. A DVP revela o resultado patrimonial, que pode ser positivo ou negativo, dependendo do resultado liquido das variações positivas e negativas.

4- BALANÇO PATRIMONIAL

o balanço patrimonial é uma demonstração contábil, financeira e econômica de uma entidade, é ele quem evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data.

O balanço patrimonial é obrigatório para todos os empresários e sociedades com duas exceções previstas (rurais e pequenos empresários) e sua estrutura é uma conseqüência das partidas dobradas aonde para um ou mais credito existirá um ou mais debito do mesmo valor.

Ele é dividido em duas categorias:

• Ativos que consistem em bens, direitos e as demais aplicações de recursos, bem como os investimentos financeiros e títulos públicos ou privados;

• Passivo que compreende as obrigações financeiras da empresa.

É através do calculo do passivo e do ativo que obtemos o patrimônio liquido, que é considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

5- DEMOSNTRAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA

Esta demonstração indica origem de todo o dinheiro que entra no caixa em determinado período e ainda o resultado do fluxo financeiro. Seu objetivo é evidenciar as variações ocorridas no disponível da empresa entre um determinado período de tempo.

De acordo com FIPECA FI (2012 p/ 565):

“O objetivo primário da demonstração dos fluxos de caixa é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos em dinheiro de uma empresa, ocorridos durante um determinado período.”

As informações presentes no fluxo de caixa são extremamente importantes para o planejamento futuro de qualquer empresa onde através de projeções, é possível construir cenários e se antecipar nas execuções das ações.

A demonstração dos fluxos de caixa passou a ser um relatório obrigatório para todas as sociedades de capital aberto ou PL superior a 2 milhões de reais; essa obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008 por força da lei 11638/2007 e desta forma tornou – se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.

6- DEMOSNTRAÇÃO DO RESULTADO ECONOMICO

A demonstração do resultado econômico evidencia o resultado econômico de ações do setor publico e deve ser elaborado com o sistema de recursos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

• Receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos;

• Custos e despesas identificados com a execução da ação pública;

• Resultado econômico apurado. A receita econômica é o valor apurado a partir de benefícios gerados a sociedade pela ação pública obtida por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidades. Custo de oportunidade é o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública.

7- A DEMOSNTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LIQUIDO

As DMPL têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio liquido da empresa. É uma demonstração contábil, destinada a evidenciar num determinado período, a movimentação dos custos que integram o patrimônio da entidade.

Sua elaboração é facultativa e , de acordo com o artigo 1§6 , parágrafo 2° da lei S/A, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados poderá ser incluída nesta demonstração.

A demonstração das mutações do patrimônio líquido discriminará:

a) Os saldos no inicio do período;

b) Os ajustes de exercícios anteriores;

c) As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com