TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Tomada De Decisão

Artigo: Liderança E Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Liderança e tomada de decisão

Liderança é o processo de exercer influência sobre o indivíduo ou grupo de indivíduos através da comunicação, nos esforços para a realização de um objetivo em determinada situação. Chiavenato, (1999).

Megginson (1998), define a liderança como sendo um processo através do qual um indivíduo influencia os membros do grupo, tendo em vista o alcance de metas organizacionais.

Para Robbins (2002), liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de um determinado objetivo e diz que a origem dessa influência pode ser formal, como conferida por um alto cargo na organização, assim como informal.

A liderança é o processo de influenciar por meio de comunicação um indivíduo ou grupo de pessoas para trabalharem com vista ao alcance de objetivos pré definidos.

O processo de liderança é baseado pelos seguintes elementos:

Existência de duas ou mais pessoas, influência sobre essas pessoas, processo de comunicação como meio de liderança e existência de um objetivo comum.

Para que o líder consiga influenciar os membros para o alcance dos objetivos da organização, ele deve possuir algumas características que o distingue dos outros membros. Assim, de acordo com Robbins (1994), o líder eficaz deve possuir as seguintes características:

Ter autoconfiança, conseguir que o trabalho seja corretamente executado, demonstrar interesse pessoal pelos problemas dos seus subordinados, desenvolver um bom trabalho de equipe, fazer com que os outros o percebam como um bom companheiro, inspirar confiança nos subordinados, ser bondoso mas sem demonstrar fraqueza, liderar e não comandar, ser capaz de resolver e enfrentar corajosamente os problemas.

De acordo com Chiavenato (1987), Megginson (1986) e Robbins (2004), os estilos de liderança podem ser: autocrático, participativo, democrático e liberal.

Na liderança autocrática, o líder fixa diretrizes sem a participação do grupo, determina as técnicas para a execução das tarefas.

Limita-se a comunicar aos seus subordinados o que eles tem de fazer e espera ser obedecido sem problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com