TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Trabalho

Trabalho Universitário: Liderança E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

LIDERENÇA: JUNTAR A EQUIPE E ADM CONFLITOS

JUNTAR A EQUIPE

Liderança é um tema que desperta interesse por uma simples razão, toda empresa ou instituição depende de um grupo de pessoas que exerce cargos de liderança responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso das organizações.

A posição de líder vem acompanhada de uma serie de desafios e dificuldades. O líder passa a ser o centro das atenções em momentos de crise, e precisa superar para levar a equipe a dar a volta por cima, tem que ser humilde aceitar os próprios erros e entender que a opinião dos outros deve ser ouvida, e que não deve buscar soluções, sozinho, e sim unir a equipe para que juntos cheguem a melhores resultados para aquele problema. Um líder nunca deve perder sua motivação ao enfrentar uma situação difícil, pois o mesmo acontecera com sua equipe.

Liderar uma equipe ainda tem sido um grande desafio para vários profissionais, que ocupam posições de destaque nas organizações, as quais estão em busca de estruturação do departamento de recursos humanos ou contratam empresa especializada em treinamento e desenvolvimento para capacitar seus profissionais com habilidades e atitudes de um verdadeiro líder.

A posição de liderança, em sua maioria é ocupada por pessoas que possuem mais experiência, ou seja, profissionais que conhecem o produto, procedimentos, normas, e principalmente se tem habilidades para trabalhar em equipe e consequentemente influenciar pessoas para obter resultados satisfatórios.

ADM CONFLITOS

A Gestão de conflitos é uma tarefa fundamental da liderança. Sobre motivação no trabalho e entusiasmo, as pessoas tendem a dar o seu melhor quando encontram camaradagem no local de trabalho. Um ambiente de trabalho de conflito constante e de combate pode ser seriamente desmotivador para a maioria das pessoas. Esse ambiente também dificulta o desempenho de alto rendimento, que tende a exigir um esforço maior de equipes comprometidas com a visão da organização.

DIFERENTES TIPOS DE CONFLITOS

O conflito é um fenómeno universal. Há conflitos na sala de reuniões do conselho de administração, na política, na sociedade, no local de trabalho e conflitos pessoais. Mesmo no local de trabalho, muitas vezes podem surgir conflitos relacionados com o ego, com questões pessoais e não necessariamente com diferentes pontos de vista sobre questões específicas.

As pessoas que trabalham em um grupo tendem a ter diferentes origens, seja porque possuem competências diversas, ou porque as viveram diferentes experiências. No local de trabalho, encontramos diferentes pontos de vista, opiniões diferentes e personalidades diferentes.

MÁ GESTÃO DE CONFLITOS

• Falta de comunicação com os empregados: Se os gestores impõem as suas decisões em vez de envolverem os colaboradores na tomada de decisão, através de explicações e debates, o ambiente de trabalho tende a deteriorar-se;

• Falta de clareza na definição de funções: Se os funcionários não têm uma noção clara de quem faz o quê na empresa, o potencial de conflitos é reforçado. As pessoas irão evitar algumas tarefas essenciais ou várias pessoas vão tentar fazer a mesma coisa;

• Organização inadequada: As equipes de alto rendimento necessitam de vários tipos de recursos, incluindo formação, que desenvolva as suas competências. Se as pessoas são forçadas a fazer determinadas tarefas, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com