TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Trabalho

Ensaios: Liderança E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  9.402 Palavras (38 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

Este material didático tendo como facilitadora a Professora Leila Menezes e visa oportunizar o desenvolvimento de líderes. Os objetivos do curso são:

• discutir conceitos de Liderança à luz de teóricos;

• conhecer seu histórico de forma breve;

• apresentar algumas teorias;

• descrever os estilos de liderança;

• capacitar novos líderes.

AULA 01 – CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA

Entende-se por liderança a capacidade de influenciar pessoas ou a equipe de trabalho em direção ao alcance dos objetivos, conquistando credibilidade, confiança e aceitação.

Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.

Segundo Vergara (2003), liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos, para Robbins (1999), liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.

Para Hunter (2004), liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ainda, segundo o autor, a verdadeira liderança é construída sobre a autoridade, que por sua vez é construída sobre o serviço e o sacrifício, que por sua vez são construídos sobre o amor, e tudo começa com vontade, vontade de servir aos outros. Autoridade é diferente de poder. A primeira é a habilidade de conseguir que as pessoas realizem sua vontade, de bom grado, pela sua influência pessoal, enquanto o outro é a faculdade de forçar ou obrigar outros a fazer a sua vontade – mesmo que ela não seja do interesse deles por sua posição hierárquica.

Liderança para Chiavenato (2005, p.183), é definida como uma influência interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de uma outra pessoa de maneira intencional, exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos.

“Liderança é o processo de influência pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas.” (Robbins, 2000, p. 371). A seguir apresentamos um quadro que divide os graus de influenciação:

PODER/ INFLUÊNCIA

LIDERANÇA O QUE CONTA É O PODER DA INFLUÊNCIA

Um dos autores mais consagrados do mundo corporativo afirma que a liderança não se expressa pelo cargo, mas sim pelo poder de inspirar pessoas, dirigir equipes e obter resultados. (John Maxwell)

Para John, as pessoas costumam achar que a liderança é substantivo e não verbo. O líder não precisa de cargo, qualquer pessoa que tenha influência sobre a outra é líder. O que importa é sua capacidade de influenciar. ( EPOCA NEGOCIOS, n 13, marco de 2008, ano 2, pagina 34.)

Em um mercado competitivo, seja qual for a área de atuação, a equipe comercial precisa de um bom líder. Porém, este deve estar consciente de que jamais poderá realizar todo trabalho sozinho, mas que deve agregar à sua equipe, pessoas que tenham valores e capacidades que o mesmo ainda não possui.

Quando não acontece desta forma é porque o líder tem receio de perder sua posição, a meu ver onde existe insegurança não pode haver líder ou liderança, pois não existe compatibilidade entre estas características e um bom líder, uma vez que o mesmo deve ter postura e segurança no que faz e nas decisões que toma acerca de sua equipe. Para identificar o trabalho de um líder basta analisar sua equipe, se a equipe está mal é porque não está sob boa e adequada influência do líder.

Vale ressaltar que as mulheres são ótimas lideres, mas que fique bem esclarecido que esta liderança não é através do poder de sedução ou algo semelhante a este, mas devido a intuição mais aguçada que elas tem.

Prova disto é o destaque e repercussão do trabalho realizado por algumas delas como Madre Tereza de Calcutá. Esta só perde em liderança para Moises que levou mais de três milhões de hebreus a terra prometida (hoje Palestina).

Conclua-se que liderança é fundamental para as organizações venderem seus produtos/serviços no mercado atual e que esta liderança depende apenas do poder de influenciar decisões .

QUADRO 2 – OS GRAUS DE INFLUENCIAÇÃO

COAÇÃO PERSUASÃO SUGESTÃO EMULAÇÃO

Forçar, coagir ou constranger mediante pressão ou compulsão Prevalecer sobre uma pessoa, sem forçá-la, com conselhos, argumentos ou indicações para que faça alguma coisa Colocar ou apresentar um plano, uma idéia ou uma proposta a uma pessoa ou grupo, para que considere, pondere ou execute Procurar imitar com vigor, para igualar ou ultrapassar, ou, pelo menos chegar a ficar quase igual a alguém

Fonte: Chiavenato (2005, p.184)

EXERCÍCIO 01: EMPODERAMENTO

Ficha do exercício nº 1 (O conceito de empowerment)

Analise as questões que se seguem e procure discriminar o conceito de empowerment.

Questão Respostas O que deve ser feito para se evitarem falhas na gestão do

empowerment?

1. O empowerment pode ser defi nido como “dar poder aos colaboradores”. O que será o seu contrário? Que palavras poderão definir o seu contrário?

2. O empowerment pode ser definido como “dar poder aos colaboradores”. O que acontecerá se esse poder dado aos colaboradores é exagerado? Que palavras poderão definir o exagero do empowerment?

3. O empowerment pode ser defi- nido como “dar poder aos colaboradores”. Para tal é necessário reunir com eles, ouvir o seu ponto de vista, conversar com eles. Acha que isto é suficiente para podermos falar de empowerment?

Que palavras poderão definir esta postura?

Uma lista de habilidades de liderança críticas para o sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com