TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança: Teoria E Prática

Artigo: Liderança: Teoria E Prática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 6

Liderança: Teoria e Prática

LIDERENÇA: TEORIA E PRÁTICA

Liderança é o processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerencia.

Existem dois tipos diferentes de liderança em qualquer organização, aqueles que são definidos, ou líderes formais, e aqueles que agem como lideres de maneira informal.

Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o titulo de gerente, diretor ou supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas habilidades técnicas e de lideranças ocupem posições de poder.

Um líder informal, não terá o mesmo titulo de liderança oficial, mas exercera uma função de liderança. Este individuo sem autoridade formal, designação de poder ou até mesmo responsabilidade, pode influenciar os outros exercer a função de segurança.

VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL DENTRO DO CENÁRIO ORGANICIONAL

Poder - a habilidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais - é o que distingue a posição de liderança. Um líder bem-sucedido usa o poder de influenciar os outros eficazmente, e é importante que ele entenda as fontes e os usos do poder para realçar a função de liderança. Os tipos de poder organizacional são: poder

legítimo, poder de recompensa, poder coercitivo, poder de especialização, poder de referência e poder de informação.

Poder legítimo - é o poder inerente à estrutura organizacional em si. Esse poder é atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização. A posse do poder está geralmente associada a um título oficial, como gerente, vice-presidente, diretor, supervisor e outros semelhantes.

Poder de recompensa – também é inerente à estrutura organizacional. Pelo fato de os funcionários desejarem as recompensas, eles são influenciados pela possibilidade de recebê-las como produto de seu desempenho. As recompensas podem ser óbvias: promoções, e podem ser sutis: elogio do gerente, status e outros (para motivar o desempenho no trabalho).

Poder coercitivo - Baseado no medo. Medo das conseqüências negativas do seu comportamento. Relacionado à habilidade do gerente em punir um funcionário indo de uma simples advertência, até uma suspensão ou o desligamento efetivo. As punições devem ser aplicadas de acordo com a ofensa que as originou. (não promove o desempenho desejado do funcionário, apenas intimida as ações indesejadas).

Poder de especialização - Deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência anterior de um indivíduo. Esses talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles e os valoriza. O poder, que deriva de um conhecimento

especial ou educação avançada, pode não estar relacionado com a idade ou o tempo de serviço. Essa forma de poder permite que uma pessoa relativamente jovem ou nova na força de trabalho ganhe influência dentro da organização

Poder de referência - Também chamado de carisma pessoal, é o poder de um indivíduo de influenciar outro por sua força de caráter. Um gerente pode ser admirado por uma característica individual específica, e essa admiração cria a oportunidade para a influência interpessoal.

Poder da informação - Deriva da posse de informação importante em um momento crítico quando esta é necessária ao funcionamento da organização. A posse da informação pode não ter relação alguma com a posição organizacional ou poder atribuído a um indivíduo. Alguém que “esteja por dentro” tem poderes reais.

TEORIAS DA LIDERANÇA

As várias abordagens tomadas para sistematicamente investigar e entender a liderança no decorrer do tempo: (1) uma derivação genética da liderança, (2) uma teoria de características da liderança, (3) uma explicação comportamental da liderança e (4) teorias da liderança situacionais ou contingenciais.

Teoria genética – a crença de que a habilidade de liderança é transmitida geneticamente. A força da abordagem genética é que ela prontamente explica as origens da liderança: se você é um líder é porque você herdou genes de liderança ou de sua mãe ou de seu pai ou de ambos. Fracassou porque o

mundo mudou. Houve um declínio nas habilidades de liderança entre a realeza européia, mudança essa pequena comparada com o surgimento de uma liderança industrial nos séculos XVIII e XIX. Homens e mulheres que não pertenciam à realeza conseguiram poder e influência devido as suas habilidades pessoais e criatividade. A teoria genética não pôde explicar adequadamente por que esses indivíduos chegaram a posições de liderança.

Teoria de características - seriamente investigada após a Segunda Guerra Mundial, continua a ser muito popular nos dias de hoje, e os livros de líderes bem-sucedidos continuam no topo da lista dos best-sellers. A teoria de características da liderança, que também é uma teoria genética, não é amplamente aceita nos dias de hoje, mas continua a ser usada em alguns sistemas de avaliação de desempenho do funcionário.

Abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com