TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Coaching

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança e coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações

A cada dia que passa o ambiente corporativo tem estado mais presente na vida dos empregados, deixando de ser somente o local de trabalho de onde provém o sustento dos funcionários para se tornar um local onde o funcionário se dedica para realizar suas metas, objetivos e até mesmo sonhos. Visto que atualmente existe uma pressão ou anseio, de forma geral, para o funcionário almejar crescimento profissional e atingir as metas e objetivos da empresa também aos empregados surge a necessidade de ser aceito, se sentir parte de algo maior ao contribuir para as metas corporativas.

A partir desse cenário, surge e cresce cada vez mais a utilização do coaching no meio empresarial buscando alinhar as necessidades das organizações e a de seus funcionários como ferramenta de gerenciamento. Através do coaching é possível se relacionar a fim de apoiar e direcionar outra pessoa até seus objetivos. E por meio destas técnicas pode-se realizar esse alinhamento, direcionando empresa e funcionários na mesma direção aumentando a produtividade e a performance de ambos.

É muito difícil pensar na administração de uma empresa sem imaginar uma figura a frente dirigindo ou coordenando a estrutura para funcionar em direção das metas projetadas. Esta figura constitui o líder, que tem a função de gerir seus subalternos em prol de um objetivo. Hoje o coaching é muito usado na liderança, sendo muito importante para o meio administrativo, onde através das técnicas o gestor consegue orientar e motivar os funcionários a desempenharem sua função com mais empenho e performance.

As empresas e corporações tem se focado em estabelecer uma visão coletiva do seu corpo de funcionários sobre suas metas e direcionamento. E a tendência que tem se mostrado é a de se voltar para o desenvolvimento dos indivíduos que compõem a sua estrutura, acompanhando seus interesses pessoais, particularidades e aptidões para aproveitar o máximo de seus funcionários com a finalidade de aumentar os resultados. E é o papel do coach auxiliar o profissional a se encontrar, a buscar seus objetivos se aperfeiçoando e desenvolvendo a sua carreira visando abraçar também as metas coletivas.

Apesar da forte presença das técnicas de coaching na liderança, é possível distinguir a figura do líder e a do coach. O líder, mesmo usando as técnicas de coaching e se importe com o desenvolvimento pessoal, é aquele trabalha e se empenha na direção de um futuro, um objetivo ou meta a ser atingida, toma as medidas necessárias e usa as ferramentas para chegar aos resultados da organização. O líder direciona e motiva seus colaboradores, os impulsiona aos seus objetivos, mas o faz como quem cuida das partes do corpo para que todo o corpo se mova em sincronia. Já o coach é o profissional ou aquele no qual seus objetivos estão direcionados às pessoas, seja nas metas pessoais ou de um grupo onde auxilia os mesmos a atingirem suas metas pessoais e profissionais usando seus próprios recursos. O coach está focado no crescimento e desenvolvimento pessoal, dos indivíduos, mesmo quando estes não fazem parte da sua equipe, organização ou compartilha de seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com