TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Comunicação no cenário da Gestão de Enfermagem.

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Liderança e Comunicação no cenário da Gestão de Enfermagem.

Na economia do conhecimento “pesquisa científica e educação são a base da geração de riqueza. A organização econômica e social é centrada na posse da informação do conhecimento e na utilização do capital humano, que significa pessoas estudadas e especializadas”. (CRAWFORD, 1994).

O desenvolvimento dessa sociedade está possibilitando novas maneiras de pensar. E essa nova sociedade de conhecimentos está atingindo diretamente as organizações, as quais passam por reestruturações com visitas a flexibilizar as comunicações e facilitar o fluxo das informações entre os trabalhadores. E tudo isso leva a se ter um novo estilo de administração, na qual a liderança representa uma força fundamental.

“As organizações atingidas são àquelas que prestam ‘‘serviços especializados baseados em alto nível de conhecimento que se tornaram cada vez mais a organização dominante na economia” (CRAWFORD, 1994).

Assim, estão incluídos os serviços de saúde e os hospitais.

É aí que entra a atuação do enfermeiro como gestor, é este profissional que tem o ato de liderar, tendo a comunicação como seu componente. O enfermeiro terá o papel de líder como foco de recepção e transmissão de informação. Tendo a intenção de democratizar e humanizar as organizações, no caso, seu local de trabalho. Fazendo de sua liderança, a comunicação nos grupos e, sobretudo na satisfação do trabalho, dando aos funcionários uma motivação encorajando-os à espontaneidade.

O líder então é a pessoa capaz de canalizar a atenção dos envolvidos e dirigi-los para ideias comuns. Para isso ele se empenha no sentido de aproximar e ajustar interesses grupais e individuais em consonância com os objetivos da organização.

A liderança de um enfermeiro em sintonia com o seu próprio consegue uma aliança grupal e com objetivos comuns, mantendo influência através do esforço do comprometimento com ideias comuns.

Assim, a liderança é a expressão de apoio e confiança, um desenvolvimento de interdependência entre os integrantes, com respeito às individualidades.

Tendo este profissional comprometimento com este tipo de gestão, o diálogo será educativo, pois através de conversas terá possibilidades de esclarecer os seus próprios valores, bem como os dos liderados.

Como porta-voz o líder deve garantir informações para os grupos. Com essa introdução do Método de Equipe de Enfermagem, a liderança exercida pelo enfermeiro passa a ser democrática ou criativa, já que esta ideia de organização de assistência é o trabalho conjunto de uma equipe que atua como um grupo democrático. Ao enfermeiro-líder compete assumir o cuidado de um grupo de pacientes, bem como responsabilizar-se pelo trabalho de seus colaboradores: enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem.

Sua liderança é fundamental no conhecimento das necessidades dos pacientes, no conhecimento das habilidades, características individuais e necessidades dos membros da equipe, e nos objetos traçados pelo grupo. Uma característica desse método  muito importante, é p estímulo desenvolvido por cada profissional, uma vez qualificado para oferecer uma assistência que atenda as suas necessidades, ao contrário do Método Funcional que leva o funcionário à frustração, o Método de Equipe propicia à satisfação no trabalho, porque cada membro utiliza suas capacidades ao máximo, e dessa forma os pacientes são melhores atendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com