TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e empreendedorismo como um diferencial na criação de um negócio

Tese: Liderança e empreendedorismo como um diferencial na criação de um negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 17

Nos últimos anos, no ambiente organizacional se tem observado uma relevante mudança no sistema de administração. Um acelerado aumento do número de aquisições de empresas, fusões e incorporações têm obrigado os empresários a se preocuparem com novas formas de liderar e empreender.

As empresas atuantes no Brasil têm procurado se destacar de várias formas em relação as suas concorrentes, fatores como, liderança e empreendedorismo se tornaram determinantes para o sucesso do negócio.

Para que uma empresa ou departamento venha produzir resultados o administrador tem um papel fundamental nesse processo. A liderança e o uso adequado de incentivos para obter motivação são ferramentas que podem auxiliar na elaboração de metas e resultados que possam satisfazer a todos da empresa.

Empresas que se destacam, têm em comum uma liderança que se preocupa com os diversos setores da empresa, com o ambiente organizacional, com o bem estar de seus colaboradores, com motivação e a união da equipe por alcançar os objetivos.

O ato de empreendedorismo vem sendo difundido no Brasil nos últimos anos, com a economia estável o empreendedor pode como nunca antes atuar em várias áreas distintas.

A globalização, o aumento do nível de instrução por parte dos empresários, tem favorecido o surgimento de novos empreendimentos bem sucedidos, nas empresas em que o empreendedor é um líder, estas se destacam em relação às outras.

A liderança com foco no empreendedorismo acarreta ao empresário uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Empresa que se destaca no cenário nacional e de caráter empreendedor é a Itaú S/A, O senhor Olavo Egydio Setubal é conhecido por muitos como um líder, um verdadeiro empreendedor e visionário.

2 OBJETIVO GERAL

2.1 Relacionar a liderança e o empreendedorismo como diferencial na criação negócio.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar, conceituar e discutir a liderança;

2. Conceituar e discutir o empreendedorismo;

3. Estabelecer e discutir relações entre o empreendedorismo e a liderança no atual mundo globalizado, utilizando como exemplo Olavo Egydio Setubal.

3. JUSTIFICATIVA

A falta de conhecimento das técnicas de liderança e empreendedorismo por parte dos que administram não cabe na administração globalizada.

Este estudo visa esclarecer a administradores, estudantes, empresários e interessados de um modo geral, uma visão de como o empreendedorismo aliado a liderança pode trazer um olhar diferenciado no âmbito empresarial.

A flexibilidade, a criatividade, a tenacidade e a determinação são aspectos fundamentais para que as empresas se tornem competitivas no mercado, pois, a liderança e suas técnicas voltadas para o crescimento da empresa são considerados diferenciais no mercado.

Esse trabalho foi desenvolvido para quem deseja empreender com um foco na liderança e assim ter um diferencial em uma área competitiva do mercado no mundo dos negócios.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 LIDERANÇA

Segundo Robbins (2006, p.371), poucos termos no setor empresarial despertam tanto debate em torno de sua definição como liderança. Não há dúvida de que ele é importante.

Ainda, segundo o autor, uma análise sobre as definições de liderança constatam que são comuns a todas as noções de que os líderes são indivíduos que, por suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. Esta definição sugere que a liderança é um processo de influência.

Para Uris (1972, p 62), liderar envolve algo como prover um significado ao trabalho que faça com que valha a pena o engajamento dos indivíduos, que esse significado promove a sensação de pertencer, mas, sobretudo, conceda a chance de participar, com o seu próprio trabalho e esforço, seu desenvolvimento pessoal.

Uma das definições de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim (URIS, 1972, P. 63).

Nas últimas décadas, observou-se uma sistematização de processos após o termino da segunda guerra mundial, nota-se que o mundo voltou-se para a reconstrução dos países destruídos. Com isso houve um aprendizado voltado a manejar objetos e condutas, dinheiro e tempo, equipamentos e máquinas. Porém, em algum lugar no caminho, perdeu-se a ênfase sobre a liderança. Esqueceram-se que, embora o comando seja importante, a liderança é que constrói e mantém as grandes nações e os grandes povos (BETHEL,1995,P.22).

Todos nós queremos ser inspirados, motivados e estimulados a fazer o melhor possível. Nós nos sentimos assim quando somos liderados, não apenas administrados. Por isso é tão importante distinguir entre comando e liderança.

Administrar: Trabalhar com e por meio das pessoas e dos grupos para alcançar objetivos organizacionais.

Liderar: influenciar o comportamento humano seja qual for o objetivo.

Bethel (1995),

Segundo Araújo (2004, p.253), liderança é o ato de chefiar, comandar e ou orientar qualquer tipo de ação, gerenciar ou linear idéias. Porém o tempo mostrou que essa definição merece umas pequenas correções. Hoje, entendemos que chefiar não implica em liderar. Em outras palavras, liderança é uma forma de orientar, de fazer com que outros o sigam, de estar em evidência, de assumir responsabilidades.

Segundo Castilho (1999, p.32), liderança é manejar com decisões que nem sempre agradam às pessoas, é administrar conflitos de interesses, é imprimir novas realidades que ferem as rotinas, normas, procedimentos e condicionamentos. Saber lidar com essas resistências é um forte sinal de liderança.

Para Bethel (1995, p.22), liderança é influenciar os outros. Para diferenciar e ser líderes produtivos precisa influenciar os outros a pensar, além de seguir as idéias propostas. Deve-se dar um exemplo que os outros optarão por aceitar ou não, é o segredo para conseguir essa escolha é a própria essência da liderança.

Segundo Bennis e Nanus (1998, p.76),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com