TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligamentos

Trabalho Escolar: Ligamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  5.036 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a função dos Ligamentos?

Um ligamento é um feixe de tecido fibroso,formado por tecido conjuntivo densomodelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, de forma aplanada ouarredondada, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação (ligamentoarticular) ou mantém no seu local fisiológico em feixes compactos e paralelos, o que lhe constitui grande resistência mecânica.

Nos ossos do quadril identificam-se três articulações: a sinfisiana referente à união das sínfises, a sacroilíaca, união entre o osso sacro e os ilíacos, e a coxofemoral sendo esta última de maior significância para o estudo das lesões.

A coxofemoral é uma das articulações do membro inferior (M.I) a qual tem a função especifica de sustentação e locomoção do corpo humano. Esta é classificada como sinovial, esferoidal, permitindo movimento nos três planos (frontal, sagital e transversal) sendo o mesmo limitado pelas estruturas ósseas, capsulares e mioligamentares A cápsula articular e os ligamentos capsulares e extracapsulares são considerados estabilizadores passivos e os músculos estabilizadores ativos

Os ligamentos que formam essa articulação são:

Cápsula Articular - A cápsula articular é forte e espessa e envolve toda a articulação coxo-femoral. É mais espessa nas regiões proximal e anterior da articulação, onde se requer maior resistência. Posteriormente e distalmente é delgada e frouxa.

Ligamento Iliofemoral -situado anteriormente à articulação, está intimamente unido à cápsula que ajuda a reforça-la.É considerado o mais forte , estendendo-se da espinha ilíaca ântero-inferior até a linha intertrocantérica, em duas bandas separadas,no formato de Y invertido. A principal função do ligamento iliofemoral é limitar a abdução do quadril.

Ligamento Pubofemoral - O ligamento pubofemoral insere-se proximalmente no ramo púbico superior e distalmente na porção inferior do colo do fêmur, tendo uma função biomecânica semelhante

Ligamento Isquiofemoral -. , Estende -se da borda posterior do ísquio até o colo do fêmur, sendo um estabilizador do quadril em extensão. Consiste de um feixe triangular de fibras resistentes, que nasce no ísquio distal e posteriormente ao acetábulo e funde-se com as fibras circulares da cápsula.

Ligamento da Cabeça do Fêmur - É um feixe triangular, um tanto achatado, inserindo-se no ápice da fóvea da cabeça do fêmur e na incisura da cavidade do acetábulo. Tem pequena função como ligamento e algumas vezes está ausente.

Ligamento Transverso do Acetábulo - É uma parte da orla acetabular, diferindo dessa por não ter fibras cartilagíneas entre suas fibras. Consiste em fortes fibras achatadas que cruzam a incisura acetabular.

A ação dos ligamentos varia de acordo com a posição do quadril. Na extensão do quadril, todos esses ligamentos entram em tensão por se enrolarem ao redor do colo femoral. Em flexão, observa-se o inverso, estando todos os ligamentos relaxados. Com relação à rotação externa, os ligamentos anteriores do quadril encontram-se sob tensão enquanto o ligamento isquiofemoral encontra-se frouxo. Já na rotação interna, observa-se o inverso, estando os ligamentos anteriores frouxos e o ligamento isquiofemoral tenso. Durante a realização dos movimentos de adução, o feixe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com