TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ligamentos Do Joelho

Exames: Os Ligamentos Do Joelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  4.084 Palavras (17 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 17

OS LIGAMENTOS DO JOELHO

Devido a sua localização central, o joelho é a articulação do membro inferior mais sujeita a lesões, tanto por traumas diretos quanto por forças indiretas, as chamadas torções.

Os ligamentos do joelho são as estruturas responsáveis pela sua firmeza (estabilidade), evitando movimentos exagerados. Os principais ligamentos são os dois colaterais (lateral ou “do lado de fora” e medial ou “do lado de dentro”) e os dois cruzados (anterior e posterior).

Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

O Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é classificado como estabilizador estático do joelho e sua função principal é restringir o deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur.

Possui sua origem no côndilo femoral medial e se insere na face posterior da tíbia.

O ligamento cruzado posterior, se localiza no centro do joelho entre os côndilos fêmures e o platô tibial. Tem função de impedir que o joelho se desloque para trás.

As lesões do LCP não são tão frequentes como o LCA, pois normalmente estão ligadas a traumas de grande energia e em alguns casos de torções complexas.

Exercícios de flexão passiva do joelho são realizados na posição sentada, para evitar excesso de pressão, devemos tomar cuidado de proporcionar apoio para a parte proximal da tíbia para evitar seu deslocamento posterior nos exercícios.

Os exercícios de flexão do joelho são estritamente passivos durante as primeiras semanas. Devemos tomar o cuidado de evitar a ativação dos isquiotibiais.

Permitir que os pacientes descarreguem parcialmente o peso (25% do peso corporal) durante as duas primeiras semanas, permitimos a progressão para 50% de peso corporal na terceira semana, se o paciente demonstrar 0 a 90º de flexão.

Distensão do ligamento cruzado posterior (LCP)

Distensões nesse ligamento são pouco comuns no meio esportivo e geralmente outras estruturas são afetadas. A hiperextensão do joelho é o mecanismo mais comum dessa lesão, geralmente é ocasionado por trauma direto na região anterior da parte superior da coxa. No tratamento deve-se focalizar o quadríceps, uma vez que esse músculo fortalecido tende a deslocar anteriormente a tíbia, revertendo assim o sinal de gaveta posterior. A força dos músculos posteriores da coxa deve ser estabelecida espontaneamente sem exercícios específicos. É importante o alongamento dos isquiotibiais, mas sempre tendo os devidos cuidados para não hiperextender o joelho lesionado. O fortalecimento do quadríceps deve ser priorizado com exercícios de cadeia cinética aberta (ex: cadeira extensora), mas em fases posteriores da reabilitação os exercícios de cadeia cinética fechada como agachamentos podem ser introduzidos, porém deve-se ter cuidado com a angulação, pois à medida que aumenta-se o ângulo de flexão, aumenta-se à tensão neste ligamento, sendo seguro trabalhar em ângulos menores que 50 / 60º (ESCAMILLA, 2001).

Ligamento cruzado anterior:

É comum haver um estalido, que pode ser percebido somente pelo próprio paciente ou ser audível e notado também pelas pessoas mais próximas. A dor é geralmente intensa e obriga a pessoa a interromper a atividade que estava praticando. Normalmente existe dificuldade de apoiar o pé no chão e a pessoa precisa de auxílio para caminhar. O inchaço do joelho estará presente em quase todos os casos, podendo ser notado imediatamente após o entorse ou no dia seguinte. Há dificuldade para realizar uma movimentação completa do joelho, o paciente normalmente tem um limitação para esticar ou dobrar completamente a articulação.

Para ver se o LCA está rompido pode ser feito o teste de gaveta.

1) Teste da gaveta anterior : o paciente deitado na maca tem seu joelho fletido a 90 graus e o médico faz uma tração anterior , verificando a presença de uma frouxidão , como se estivesse puxando uma gaveta.

Sinais e sintomas da lesão do LCA

Os sinais e sintomas decorrentes de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior variam muito de pessoa para pessoa . Eles dependem da intensidade do trauma, da existência de lesões associadas , do biotipo da pessoa , da sensibilidade do paciente à dor , da cronicidade da lesão. Assim , descreverei as ocorrências possíveis na lesão do LCA , que podem ou não estar presente em um determinado caso.

A história mais comum é a de um entorse do joelho durante a prática esportiva . É comum haver um estalido , que pode ser percebido somente pelo próprio paciente ou ser audível e notado também pelas pessoas mais próximas. A dor é geralmente intensa e obriga a pessoa a interromper a atividade que estava praticando . Normalmente existe dificuldade de apoiar o pé no chão e a pessoa precisa de auxílio para caminhar . O inchaço do joelho estará presente em quase todos os casos , podendo ser notado imediatamente após o entorse ou no dia seguinte . Há dificuldade para realizar uma movimentação completa do joelho , o paciente normalmente tem um limitação para esticar ou dobrar completamente a articulação .

Diante desta situação , normalmente o médico é procurado e fará sua avaliação inicial . Neste primeiro momento, pelo quadro acima exposto , pode ser difícil realizar testes específicos que comprovem a lesão do LCA , mas a história costuma ser bastante sugestiva e o médico deve suspeitar da ocorrência desta lesão. Uma punção (artrocentese) , que ajuda aliviar a dor , pode ser feita . Em lesões recentes do LCA , a saída de sangue ( hemartrose ) é bastante frequente.

Descreverei a seguir alguns testes de exame físico que estão presentes na lesão do LCA. Como disse acima, às vezes é necessário o quadro inflamatório agudo ( inchaço e dor) ceder para que eles possam ser realizados mais confortavelmente e com mellhor acurácia. Três dos testes mais importantes são:

1) Teste da gaveta anterior : o paciente deitado na maca tem seu joelho fletido a 90 graus e o médico faz uma tração anterior , verificando a presença de uma frouxidão , como se estivesse puxando uma gaveta . O vídeo abaixo ilustra como fazemos isso :

2) Teste de Lachman : semelhante ao teste da gaveta , mas realizado com o joelho mais esticado ( flexão de 30 graus ) . A foto abaixo ilustra o teste .

*** Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional

A reabilitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com