TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lesões de tendões e ligamentos

Por:   •  22/4/2015  •  Monografia  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

TÉCNICAS DE APLICAÇÃO MAIS UTILIZADAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO MAIS UTILIZADAS

a) CONTATO DIRETO CONTATO DIRETO

- Superfície razoavelmente plana - Superfície razoavelmente plana

- Substância de acoplamento com impedância acústica - Substância de acoplamento com impedância acústica

próxima a da pele próxima a da pele

- Realizada de duas formas: - Realizada de duas formas:

1) 1) Semi-estática Semi-estática - Movimento de mínima amplitude - Movimento de mínima amplitude

2) 2) Dinâmica Dinâmica

c) c) BOLSA D’ÁGUA BOLSA D’ÁGUA

- Superfícies irregulares e onde há a ausência do - Superfícies irregulares e onde há a ausência do

recipiente para o US subaquático, ou há a recipiente para o US subaquático, ou há a

impossibilidade de se introduzir o segmento corpóreo - impossibilidade de se introduzir o segmento corpóreo -

Utilizar substância de acoplamento Utilizar substância de acoplamento

- Utiliza-se uma bolsa plástica ou de borracha cheia de - Utiliza-se uma bolsa plástica ou de borracha cheia de

água fervida

- Substância de acoplamento entre a pele e a bolsa, e - Substância de acoplamento entre a pele e a bolsa, e

entre a bolsa e o cabeçote. entre a bolsa e o cabeçote.

APLICAÇÕES CLÍNICAS DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO

1. Encurtamentos de tecidos moles

Tecidos moles encurtados podem ser resultados de imobilização, inatividades ou cicatrizes e podem causar restrição na amplitude de movimento (ADM) articular, dor e limitações funcionais.

Aumentar temporariamente a temperatura dos tecidos moles aumenta sua extensibilidade, aumentando o comprimento obtido pela mesma força de alongamento, enquanto também reduz o risco de lesões.

Os parâmetros de tratamento provavelmente mais eficazes para esta aplicação são 1 ou 3 MHz de frequência, dependendo da profundidade do tecido; e 0,5 a 1 W/cm² de intensidade quando 3 MHz de frequência são usados; e 1,5 a 2,5 W/cm² de intensidade, quando 1MHz de frequência é usado; aplicados de 5 a 10 minutos. Para potencializar o efeito, recomenda-se que o alongamento seja aplicado durante o aquecimento produzido pelo ultrassom e seja mantido durante 5 a 10 minutos após a aplicação do ultrassom, enquanto o tecido esta esfriando.

1. Controle da dor

O ultrassom pode controlar a dor alterando sua transmissão ou percepção ou pela modificação da condição básica que causa dor. O autor Hsieh hipotetizou que o ultrassom pode, por isso diminuir a dor em uma condição inflamatória afetando os sinais neuronais de dor. Pessoas tratadas com o ultrassom tem menos dor, resistência a pressão, eritema, restrição na amplitude de movimento (ADM) articular e edema do que aquelas tratadas com outros agentes térmicos. Também mais indivíduos do grupo tratado com o ultrassom ficam livres dos sintomas 2 semanas após a lesão, em relação aos indivíduos que receberam outras intervenções. Estudos indicam que o ultrassom continuo pode ser eficaz na redução de dor.

Os parâmetros de tratamento que mostram maior eficácia para esta aplicação são frequência de 1 ou 3 MHz, dependendo da profundidade do tecido, e intensidade entre 0,5 e 3 M/cm², durante 3 a 10 minutos.

1. Úlceras dérmicas

Dyson e Suckling constatou que a associação de tratamento com o ultrassom com cuidados convencionais deferidas de redução significativamente maior nas úlceras varicosas da extremidade inferior, segundo outros estudos o uso do ultrassom é eficaz também em úlceras crônicas em pé diabético e feridas crônicas da extremidade inferior. Mcdiarmid e colaboradores observaram que úlceras de pressão infectadas cicatrizaram significativamente mais rápida com a aplicação de ultrassom. Em geral, alguns estudos indicam que o ultrassom pulsado pode facilitar a cicatrização deferidas, mais faltam boas evidências deste efeito.

Os parâmetros de tratamento que se mostram mais eficazes para esta aplicação foram ciclo de pulso de 20 % de intensidade entre 0,8 e 1W/cm² e frequência de 3MHz durante 5 a 10 minutos.

1. Incisões cirúrgicas da pele

Propõe-se que o ultrassom pode acelerar a angiogênese por alterar a permeabilidade da membrana celular, particularmente aos íons de cálcio, e por estimular o fator de síntese de angiogênico e liberação pelos macrófagos. Relatou-se também que o ultrassom é benéfico no tratamento de feridas cirúrgicas ginecológicas e episiotomia em humanos. Estudos indicam que o ultrassom pode acelerar a cicatrização de incisões cirúrgicas, aliviar a dor associada a este procedimento e facilitar o desenvolvimento de tecido de reparo forte.

Os parâmetros de tratamento encontrados mais eficazes são de intensidade de 0,5 a 0,8 W/cm², ciclo de pulso de 20%, duração de 3 a 5 minutos, 3 a 5 vezes por semana.

1. Lesões de tendões e ligamentos

Ebenbichler e colaboradores relataram maior resolução de depósitos de cálcio, maior diminuição da dor e importante progresso na qualidade de vida de pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com