TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Subjtividade

Monografias: Linguagem E Subjtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

A mediação simbólica, segundo Vygotsky, é fruto da interação do organismo individual com o meio físico e social no qual está inserido, através de elementos mediadores ou intermediários que permeiam seu pensamento e, consequentemente, suas escolhas e comportamentos. Trata-se de uma relação onde “o processo simples estímulo-resposta é substituído por um ato complexo, mediado” (Vygotsky, p. 45). Para Vygotsky, tal interação do homem com o meio não se dá de forma direta, mas mediada, auxiliada por ferramentas complementares, os instrumentos e signos.

Responda:

Vigotski dedicou-se ao estudo das funções psicológicas superiores, entende-se que o homem tem a capacidade de pensar em objetos ausentes, visualiza situações nunca vivenciadas e tem capacidade de planejamento, todas essas atividades são consideradas superiores na diferenciação dos mecanismos elementares e esse é um dos conceitos do estudioso, chamado de mediação, nada mais é do que o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, deixando de ser direta e tornando mediada, o simples processo de estimulo resposta será substituído por um ato complexo, Vigotski utiliza dois tipos de elementos mediadores, são eles: instrumentos e signos.

O instrumento é um elemento que está entre o objeto e seu trabalho, possibilitando a transformação da natureza, o instrumento tem seu objetivo, são elementos externos ao individuo.

A mediação serve para tornar possíveis atividades psicológicas, voluntarias, intencionais controladas pelo individuo.

Vigotsky considera a linguagem como construtora das funções mentais superiores e é adquirida através de interações sociais, é a própria condição humana do mundo, com ela é possível à compreensão sobre coisas e acontecimentos da realidade e fora da linguagem não é possível o entendimento.

A fala humana faz uso dos signos que contribui para o desenvolvimento da espécie humana, toda via a linguagem se dá através de signos, para o pensador a linguagem em criança de 2 a 7 anos apresenta duas funções sendo elas:

A função de dirigir e coordenar o pensamento de forma interna e comunicar o pensamento ao outro como forma externa, sem a linguagem o ser humano não existe socialmente e nem culturalmente.

Fala da linguagem social com a função de comunicar, sendo a primeira que surge no individuo seguido pela egocêntrica e a interior que ligam intimamente ao pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com