TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Juridica

Casos: Linguagem Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 2

A linguagem jurídica e sua aplicabilidade na atualidade

REOLON, Suzana Minuzzi. A linguagem jurídica e a comunicação entre o advogado e seu cliente na atualidade. . Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 17/11/2010, contendo trinta páginas.

A autora busca trazer ao público a importância da comunicação no meio jurídico contemporâneo, especialmente a realizada entre o advogado e seu cliente. O direito comunica-se com outras ciências, sendo a linguagem um elemento importantíssimo no processo de evolução.

O principal instrumento utilizado pelo advogado é a linguagem. Porém, por ser muito técnica, pode trazer dificuldades de compreensão pelo receptor. Deve-se ter em mente que o cliente de um advogado pode possuir o mais variado grau de instrução e de entendimento a respeito do mundo, trazendo uma bagagem de conhecimento bastante diversificado.

Na presente obra a autora nos traz em primeira abordagem a linguagem jurídica mostrando alguns conceitos importantes e suas peculiaridades no contexto do direito. Na mesma linha de pensamento o uso do vocabulário jurídico, onde o excesso de determinados termos técnicos acabam levando o profissional do direito ao não entendimento pelo seu público.

Posteriormente analisa-se alguns pontos sobre comunicação que mostrarão a importância do tema no mundo jurídico.

Finalmente a autora nos traz alguns exemplos do que é encontrado no mundo jurídico atual, onde ficam evidentes as dificuldades no uso da linguagem.

A autora expõe com clareza suas ideias, sendo bastante realista em seus apontamentos. De fato, tem-se que o tecnicismo é fator impeditivo da comunicação.

Conclui-se da presente obra que os operadores do direito devem buscar uma simplificação da linguagem, contundo sem abrir mão da qualidade técnica do trabalho. Sendo assim, esta idéia pode ser aplicada especialmente no mundo acadêmico e profissional da área do direito, mas não deixa de ser aplicável as demais profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com