TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica I

Trabalho Escolar: Linguistica I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Por volta so seculo V a.C o mundo estava sobre o dominio da Macedonia, cujo rei Alexandre não impediu a forte influencia cultural de seu imperio predominasse nos territorios por ele conquistados.Tal periodo é conhecido como época helenista estendedo-se por toda a regiao do mediterraneo Ocidental e Oriente Proximo.

Durante este periodo a língua grega tornou-se a "lingua comun" de todas essas regiões.

Os gregos se preocuparam em definir as relaçoes entre o conceito e a palavra que o designa, ou seja, eles se preocuparam em estudar mais aprofundado sua lingua, sob uma perspectiva estética e filosófica.

Suas discussões concentravam-se nas relações entre forma e significado das palavras (relação natural x relação arbitrária); natureza da linguagem (criação da natureza x resultado de uma convenção); analogia x anomalia dos fenômenos lingüísticos.

O estudo gramatical vem dos gregos que era caracterizada por três períodos principais

⦁ período dos filósofos pré-socráticos e dos primeiros retóricos e de Sócrates, Platão e Aristóteles;

⦁ período dos estóicos;

⦁ período dos alexandrinos.

2) Suassure considerou a linguagem heteroclita e multifacetada, sendo que linguagem para ele é a soma da langue "lingua" com a parole "fala". tendo em vista que a langue é a parte social da linguagem, ou seja, é o conjunto de signos criados coletivamente, e é formada por um conjunto de palavras que transmite uma mensagem, e não pode ser modificada ao contrario da parole que é a parte individual da linguagem, que segundo ele não podia ser estudada pois era muito variada, e nao tem uma maneira certa de falar pois cada pessoa tem seu jeito diferente.

3)para Chomsky linguagem é o conjunto de sentenças "varias frases", sendo cada uma finita em comprimento , ou seja, começa em algum e termina eu outro, e é construida a partir de um conjunto finito de elementos. nesta definição abrange muito mais do que as linguas naturais, mais sim todas as linguas, seja ela na forma falada ou na escrita. Para ele a linguagem é exclusiva do ser humano, e que a linguagem é uma capacidade inata e especifica da especie, isto é trasmitida geneticamente e propria da especie humana. Esta teoria é conhecida como gerativismo.

4)Saussure escolheu a lingua como objeto de estudo porque ela é mais facil de se estudar por ser homogenia, ou seja, ela é social, coletiva, por este fato ela contem regras que o individuo não pode modificar, ele apenas a usa.

A língua foi escolhida para ser o objeto de estudo principalmente por ser um sistema de signos, portanto, um conjunto de elementos que se inter relacionam entre si. Saussure analisa a língua separadamente como forma,estrutura,sistema.

5)A Competência Linguística é definida, por Chomsky, como um sistema de regras interiorizado pelos falantes que permite produzir um conjunto infinitamente grande de sentenças. É o conhecimento que o falante tem das estruturas da língua, não conscientemente, mas implicitamente.

Desempenho Linguístico, definido por Chomsky é como um conjunto de imposições que limitam o uso da competência. É a imperfeita manifestação do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com