TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liquidez da empresa

Seminário: Liquidez da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Seminário  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Liquidez da Empresa

Os índices de liquidez têm como principal finalidade, avaliar a capacidade financeira que a empresa possui para satisfazer compromissos de pagamentos de dívidas com terceiros. Quanto maiores tais índices, melhor. O ideal seria que o resultado fosse igual ou superior a 1.

Essa liquidez vai decorrer de uma série de fatores como: A capacidade que a empresa apresenta para ser lucrativa, a maneira como seu ciclo financeiro é administrado e as decisões estratégicas tomadas em relação aos financiamentos e investimentos feitos na mesma.

Um ponto importante a ser ressaltado com relação aos índices de liquidez diz respeito ao ciclo financeiro já que, quanto maior e mais longo for o ciclo, maiores serão os índices de liquidez exigidos para que a empresa possa ter uma boa capacidade de pagamento.

Os índices de liquidez que normalmente são utilizados são: índices de Liquidez Geral (ILG),Índices de Liquidez Corrente(ILC) e Índices de Liquidez Seca(ILS). Todos esses índices relacionam bens e direitos com obrigações da empresa, medindo assim quanto à empresa possui para cada unidade monetária que ela deve.

O ativo, também denominado patrimônio bruto, representa o aspecto positivo do patrimônio. Já o passivo exigível expressa o aspecto negativo patrimonial, indicando as dívidas ou obrigações do titular do patrimônio. Em alguns casos, faz-se necessário o confronto do ativo com o passivo exigível.

 Liquidez Geral

A Liquidez Geral, especificamente, retrata a visão mais ampla da liquidez da empresa, englobando tanto o curto quanto longo prazo. Ela procura mostrar o grau de equilíbrio entre pagamentos e recebimentos futuros da empresa.

Fórmula:

Liquidez Geral (LG) Ativo Circulante + Ativo real. L.P.

Passivo Circ. + Passivo exig. L.P.

Liquidez geral

O ideal é que este índice não seja inferior a 1, sendo o índice menor que 1, a empresa estará financiando, pelo menos em parte, as aplicações no permanente com recursos de terceiros, o que geralmente provoca grandes dificuldades de pagamento das obrigações. As aplicações no permanente têm retorno demorado e devem ser financiadas com recursos próprios, ou com recursos de terceiros amortizáveis a longo prazo.

 Liquidez Imediata

A Liquidez Imediata mostra a capacidade da empresa em termos de recursos financeiros disponíveis que podem ser usados para o pagamento das dívidas de curtíssimo prazo. Em geral ele apresenta valores baixos, já que normalmente as empresas não mantém grande quantidade de dinheiro em caixa, porém é de particular importância no caso de bancos.

Fórmula:

Liquidez imediata (LI) D i s p o n í v e l

Passivo Circulante

Liquidez imediata

Fonte : http://www.indicacoes.com.br

O índice de Liquidez Imediata da empresa, segundo os cálculos é de 0,03. O que indica que a empresa não tem condições de liquidar suas dívidas imediatamente.

 Liquidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com